
O presidente da Fundação do ABC, Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, esteve semana passada na Prefeitura de Itu para uma reunião com o prefeito Herculano Castilho Passos Júnior. O objetivo foi apresentar oficialmente a FUABC como nova gestora do Ambulatório Médico de Especialidades Olavo Silva Souza, na cidade do Interior paulista, e reforçar o compromisso com o trabalho conjunto, o diálogo permanente e o apoio mútuo em favor da saúde pública da região.
Participaram da reunião a vice-prefeita Juliana Passos, o secretário municipal de Saúde, Tiago Teixeira, o consultor do Núcleo de Governança da FUABC, Osmar Mikio Moriwaki, e a diretora técnica do AME Itu, Kariny Quinellato Sacramento.
A gestão do AME Itu, iniciada neste mês de junho, consolida mais uma parceria da Fundação do ABC com o governo do Estado de São Paulo. A unidade se soma aos outros sete AMEs gerenciados pela FUABC no Estado, amplia a oferta de assistência especializada e contribui para mais qualidade de vida de milhares de pessoas.
Referência
Inaugurado em 2010, o AME Itu é a principal referência ambulatorial para a população dos municípios de Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Itu, Mairinque, Porto Feliz e Salto e também atende outros 14 municípios vinculados à Diretoria Regional de Saúde (DRS XVI) de Sorocaba.
A estrutura conta com uma unidade ambulatorial de referência especializada, que oferece consultas médicas e não médicas, atendimento multiprofissional, suporte diagnóstico por imagem e análises clínicas, além de cirurgias ambulatoriais de pequeno e grande porte. São 25 consultórios, 10 salas de exames, 8 leitos de observação, 1 sala cirúrgica, além de salas de enfermagem, de procedimento, medicação, entre outras áreas.
O novo contrato prevê a realização mensal de 3,4 mil consultas médicas e 900 consultas não médicas, com total de 41,6 mil e 10,8 mil atendimentos anuais, respectivamente. Na área de diagnóstico, realizam mensalmente 7,5 mil exames de SADT Interno (Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico) e 1,2 mil exames de SADT Externo, como ultrassonografias, ecocardiografias, espirometrias e testes ergométricos. No campo cirúrgico, realizam cerca de 370 procedimentos mensais nas áreas de endocrinologia, dermatologia, ortopedia e reumatologia.