
Mauá mantém negociações avançadas com o Ministério da Justiça para garantir investimentos na segurança pública do ABC. O objetivo é captar recursos para promover treinamento conjunto às Guardas Municipais dos sete municípios da região, por meio de programas do Governo Federal. Essa iniciativa integra o programa ABC Mais Seguro, idealizado pelo Consórcio Intermunicipal.
O atual presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), ressaltou a relevância da articulação, destacando que os cursos de capacitação serão financiados integralmente pelo Governo Federal, sem custos para as prefeituras.
No início de junho, o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), esteve em Brasília, onde reuniu-se com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública para tratar do assunto. A proposta busca padronizar os treinamentos das Guardas Municipais, considerando que a região possui muitas divisas entre municípios, o que facilita a ação de criminosos em diferentes localidades.
Embora ainda não exista uma data definida para a formalização do convênio entre o Consórcio Intermunicipal e o Ministério da Justiça, o prefeito Marcelo Oliveira tem intensificado esforços para acelerar o processo.