
São Bernardo contratou 293 profissionais de janeiro até junho para ampliar o quadro da Secretaria de Educação, responsável pelo atendimento de 72 mil alunos nas 177 escolas da rede municipal. Inicialmente, foram nomeados diretores e coordenadores, em função do início do ano letivo, em fevereiro. Na última edição do NM (Notícias do Município), publicada na sexta-feira (13/06), o administração oficializou a nomeação de 107 aprovados em concurso realizado em 2022, cuja validade prorrogada por dois anos a partir de março deste ano.
As 107 contratações recentes incluem 34 professores, 42 auxiliares em Educação, 24 oficiais de escola, cinco ajudantes gerais, um nutricionista e um psicólogo. Esses profissionais assumem as funções a partir de 3 de julho. Considerando as nomeações feitas desde janeiro, a rede municipal incorporou 140 professores, 75 auxiliares em Educação, 12 coordenadores pedagógicos, 35 oficiais de escola, 18 diretores, além de um nutricionista, um psicólogo, nove ajudantes gerais e dois encanadores.
Paralelamente à ampliação do quadro, a administração municipal promove ações voltadas à valorização e qualificação dos profissionais da Educação. A mais recente iniciativa foi a inauguração da Efope (Escola de Formação dos Profissionais da Educação) Marta Teixeira, em 11 de junho.
O espaço atenderá, inicialmente, 4.708 professores da rede municipal, incluindo profissionais da Educação Infantil (inclusive das creches conveniadas) até a EJA (Educação de Jovens e Adultos). As atividades começaram no dia 12.