
A operação especial de segurança organizada pela GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo durante o Arraiá do Paço foi concluída com saldo positivo. Nenhuma ocorrência criminal foi registrada pela GCM ou pela PM (Polícia Militar) nos dez dias consecutivos de festa, tanto na Esplanada, onde o evento foi realizado, quanto no entorno da Praça Samuel Sabatini. Mais de 130 mil pessoas participaram das atividades, que não geraram custos à Prefeitura.
Entre os dias 6 e 15 de junho, a GCM intensificou o policiamento nos principais acessos à Esplanada do Paço Municipal e garantiu o monitoramento por câmeras em toda a região central e áreas adjacentes. Drones complementaram o trabalho de vigilância, integrando-se às ações coordenadas com a Polícia Militar.
A operação contou com cerca de 300 agentes da GCM nos finais de semana, dedicados à segurança interna e externa do Paço. A Secretaria de Segurança mapeou pontos estratégicos de vigilância, como passarelas e acessos ao terminal de trólebus, o que permitiu o posicionamento eficaz de viaturas e equipes em todas as entradas da área do evento.
Outro fator determinante para o êxito da operação foi o uso da base móvel da GCM e a atuação das motocicletas em rondas preventivas. Agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) reforçaram a segurança no entorno, com presença nos pontos de ônibus sob o viaduto da Avenida Lucas Nogueira Garcez, na ETE Lauro Gomes, no Parque da Juventude e em paradas de trólebus próximas.