
Sentar-se diante de um espelho digital, sentir o vento tocar a pele e ver a própria imagem se dissolver. Assim começa a experiência proposta por Fragmentos, exposição interativa do artista Rafael Ski, em cartaz até 31 de julho (quinta-feira) na Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias, em Ribeirão Pires.
Mais que uma obra visual, Fragmentos convida à introspecção. Na tela, a imagem do visitante se desfaz em partículas digitais que se espalham com o vento até sumirem — como poeira. A proposta busca provocar um mergulho íntimo.
Natural de Juiz de Fora (MG) e radicado em São Paulo, Rafael Ski transita entre arte e tecnologia. Formado em Informática Industrial e em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), também atuou como professor convidado na instituição. Autodidata em novas mídias desde 2010, já apresentou sua pesquisa em instituições no Brasil e no exterior, como a Universidade de Nova York (NYU), campus Dubai.
A Pinacoteca Municipal é um espaço cultural mantido pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura. O local se consolida como polo de valorização das artes visuais, promovendo exposições, oficinas, ações formativas e ampliando o acesso da população a diversas linguagens artísticas.
A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h.