
A escuta ativa da população para o desenvolvimento de projetos e ações de São Bernardo norteou mais uma vez, na quinta-feira (12/6), a audiência do Programa ‘A Voz da Gente, Cidade Pra Frente’, ciclo participativo do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029. Desta vez os moradores dos bairros Demarchi, Terra Nova e Botujuru tiveram a oportunidade de dialogar com a gestão municipal sobre as metas e investimentos que irão guiar os próximos quatro anos da administração.
Na reunião, os moradores apontaram sugestões e preocupações com temas que impactam diretamente o dia a dia da comunidade, mobilidade urbana, saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente.
Dentre as demandas colocadas a reivindicação de um espaço de lazer na região da UBS Demarchi (próximo à avenida Maria Servidei Demarchi) para que o público da terceira idade possa fazer aulas de ginástica, bem como outras atividades físicas. A solicitação do morador Daniel Junior, residente do Demarchi, também veio acompanhada de um pedido de recapeamento asfáltico da via.
A munícipe Denise Gastão, moradora do Jardim Nossa Senhora de Fátima, fez um pedido de mobilidade urbana. “Seria importante uma via para fazer a ligação direta do bairro com a UBS Demarchi/Batistini. Para chegar lá, é preciso dar uma enorme volta. Se alguém precisar de atendimento, demora. Sabemos que o tempo conta muito para salvar uma vida”, diz.
Já o morador Sérgio Luis Filho, do Botujuru, apresentou uma proposta para a criação de uma área verde, ecológica na região. “Agradeço a vocês por nos ouvirem. Essa é a primeira vez que consigo ter esse diálogo com o poder público. É a primeira vez em muitos anos que vejo o prefeito ouvindo, de verdade, a população”, declarou Sérgio.
Outras demandas ouvidas na audiência foram sobre habitação (entrega de escrituras), manutenção de praças e podas de árvores. As demandas de zeladoria, que podem ser solucionadas a curto prazo, foram encaminhadas às secretarias competentes.
A reunião desta quinta-feira reuniu moradores da região, lideranças comunitárias e representantes do governo municipal.
Lançado no dia 5 de junho, o programa prevê 15 encontros presenciais em todas as regiões da cidade, sempre em escolas municipais estrategicamente distribuídas, fortalecendo o acesso da comunidade ao planejamento do futuro da cidade. Nas primeiras semanas, já foram realizados encontros para atender os bairros Alvarenga, Rudge Ramos, Taboão, Paulicéia e Jordanópolis, Calux e Planalto.
O Programa seguirá com sua agenda de audiências até o mês de julho, com todas as regiões da cidade, com a missão de consolidar um plano de governo plural, realista e comprometido com as pessoas.
Confira a programação completa:
14 de junho (sábado)
10h – Baeta Neves, Farina, Industrial
EMEB Janete Mally Betti Simões – Rua dos Vianas, 3520
14 de junho (sábado)
14h – Alves Dias, Cooperativa
EMEB Florestan Fernandes – Rua Luiz Pedro Magalhães, 330
16 de junho (segunda-feira)
10h – Dos Casas
EMEB Maria Rosa Barbosa
Estrada dos Alvarengas, 1115, Jd. Campestre
23 de junho (segunda-feira)
19h – Ferrazópolis, Montanhão, Silvina, Irajá
EMEB Luiza Maria de Farias – Rua Pedro Zolcsak, s/nº
26 de junho (quinta-feira)
19h – Centro, Nova Petrópolis, Santa Terezinha
EMEB Mário Martins de Almeida – Rua São João, 133
28 de junho (sábado)
10h – Santa Cruz, Tatetos
EMEB José Ibiapino Franklin
14h – Batistini, Represa, Los Angeles
EMEB Maria Rosa Barbosa – Estrada dos Alvarengas, 1.115
1º de julho (segunda-feira)
19h – Vila São Pedro, Esperança
EMEB Antônio dos Santos Rua Irati, 11
3 de julho (quinta-feira)
19h – Assunção
EMEB Marineida Meneghelli de Lucca – Av. Dom Pedro de Alcântara, 235
5 de julho (sábado)
10h – Riacho Grande, Areião
EMEB Bruno Massone – rua Cintra, 20