
Entre os dias 6 e 8 de junho, o SESI-SP mostrou mais uma vez a força de sua equipe de natação durante o Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Inverno, realizado na Capital. No geral, o time teve um desempenho expressivo ao longo dos três dias de disputas. A equipe, composta por 19 nadadores, inclusive de São Bernardo, conquistou o 1º lugar na categoria Júnior 1, 3º lugar na Júnior 2, 5º lugar na Sênior e o 3º lugar geral. O saldo da competição foi de 39 medalhas: 16 ouros, 13 pratas e 10 bronzes.
O técnico Douglas Gonçalves valorizou o esforço coletivo e falou da importância de eventos como este para preparação dos atletas para as competições futuras. “Mesmo após 23 semanas seguidas de treino, nossa equipe manteve a performance e se superou no Paulista”, afirmou.
Com nomes promissores e um trabalho técnico consolidado, o SESI-SP celebra não apenas medalhas, mas o desenvolvimento de atletas que transformam dedicação em conquistas.
Destaque individual de São Bernardo
A nadadora Sophia Isidoro, que treina com parte da equipe no Sesi São Bernardo, foi um dos destaques da competição, premiada como a melhor atleta, com o melhor índice técnico e como a atleta mais eficiente. Sophia quebrou o recorde paulista nos 100 metros medley (1:00.81), igualou o recorde brasileiro nos 50 metros borboleta – Skins (26.41) e estabeleceu novos recordes nos 50 metros livre (25.50) e nos 100 metros borboleta (1:00.76).
O resultado veio em um momento de mudanças na vida de Sophia, como ela mesma destacou. ““Acabei de passar por um momento de transição e adaptação. No início deste ano saí da capital e me mudei para São Bernardo para treinar com a equipe absoluta. Estou muito feliz com esse avanço em minha carreira e com as evoluções que tive nesse esporte”, avaliou.
A nadadora deu suas primeiras braçadas na piscina aos sete meses de idade, em uma academia de São Paulo. Em 2018, seu pai a levou ao Sesi para se inscrever nas aulas de Natação do Programa Sesi Esporte. Porém, o que já seria bom ficou ainda melhor. Após avaliações e testes, ela foi diretamente encaminhada para a equipe de treinamento mirim (Aperfeiçoamento), e assim deu início à sua trajetória até o alto rendimento.
Já em 2023, Sophia foi campeã sul-americana juvenil, após vencer a prova dos 50 metros borboleta, em torneio disputado na Argentina. Agora, já integrada à equipe absoluta, ela sonha com grandes conquistas para marcar seu nome definitivamente no cenário mundial da Natação. “Minha expectativa para o futuro é ser medalhista de mundiais e olimpíadas”, disse.