
O Consórcio Intermunicipal ABC participou, na quarta-feira (12/6), do 2º Encontro Regional Sudeste do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), realizado em Campinas (SP). O encontro foi uma preparação para a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA), e reuniu representantes do poder público, instituições de ensino, agências de fomento e sociedade civil para a apresentação de práticas sustentáveis nas cidades e nos estados.
O encontro teve como foco o protagonismo das cidades na agenda do clima, com a apresentação de políticas públicas transversais de desenvolvimento sustentável executadas na região Sudeste. A importância da articulação multinível também foi um dos temas destacados pelos especialistas para a efetividade das ações de enfrentamento à emergência climática.
A iniciativa também priorizou temas debatidos pelo Consórcio ABC, como os corredores ecológicos, a governança regional e o planejamento urbano sustentável. A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natalia Resende, apresentou, no debate, a experiência da pasta. Em sua fala, destacou que as parcerias com os municípios são indispensáveis para a agenda climática avançar e citou programas desenvolvidos pelo Estado.
O Consórcio ABC foi representado no encontro pelo diretor de Programas e Projetos, Diego Tavares, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Santo André, Ednilson Ferreira, e da coordenadora de Programas e Projetos da entidade regional, Lívia Rosseto.
Durante o encontro, o diretor do Consórcio ABC entregou convite à secretária estadual para visita institucional ao órgão intermunicipal. “A secretária Natália vai nos ajudar a compartilhar e identificar potencialidades de parceria do Estado com os municípios consorciados. Além disso, ratificamos a ela que a nossa região fará parte do Programa Integra Resíduos, coordenado pelo governo do Estado”, afirmou Tavares.
Também representaram a região no evento técnicos dos municípios de Santo André, São Bernardo e Mauá.