
Desde o início da Operação Dorme Bem, em janeiro deste ano, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, em conjunto com a Romu (Ronda Ostensiva Municipal), já realizou a dispersão de cerca de 4 mil pessoas que obstruíam vias em meio a bailes funks e ainda registrou 3.619 ocorrências de perturbação do sossego.
A Operação Dorme Bem também apreendeu 40 veículos por som alto, interditou 4 estabelecimentos e encerrou a atividade de 32 locais, além de ter conduzido 10 pessoas ao DP.
Apreensões de drogas
Em maio, a Romu prendeu um homem que carregava dentro de uma bolsa inúmeras porções de drogas no bairro dos Casa. Na bolsa estavam 88 porções de crack, 42 porções de cocaína e 68 porções de maconha, bem como R$ 78 em dinheiro trocado e uma folha com anotações da contabilidade do tráfico.
Também no bairro, a especializada da GCM estourou uma casa-bomba na rua Jeronimo Morati. No interior da residência foram encontradas mais substâncias entorpecentes, totalizando 79 porções de maconha, 250 invólucros de maconha, 26 porções de cocaína, 68 porções de crack, 232 invólucros de crack e 200 frascos de lança-perfume.
No Parque dos Químicos, uma das maiores apreensões de droga da cidade neste ano. A GCM, em conjunto com a Guarda Ambiental, apreendeu 5 mil tubos de drogas ilícitas, entre cocaína, crack e maconha, estavam em uma construção irregular, em área de mata. Outras apreensões também ocorreram no bairro de Nova Baeta e Jardim Detroit.
Dorme Bem
A ação, em conjunto com agentes da vigilância sanitária, vistoriou estabelecimentos no Pós-Balsa, Tatetos, Núcleo Santa Cruz, Riacho Grande, Detroit, Calux, Parque São Bernardo, entre outros.
As ações do Dorme Bem São Bernardo incluem patrulhamento preventivo, saturação de viaturas em pontos sensíveis, bloqueios em vias públicas com grande fluxo de pessoas e abordagens a veículos com som alto. Toda a operação é guiada por dados do serviço de inteligência da corporação e por denúncias feitas pelos próprios moradores.
Amparada pela legislação municipal, a GCM também poderá realizar o fechamento de comércios que causem transtornos à vizinhança.