
O mercado de veículos eletrificados no Brasil apresentou forte crescimento em maio, com 16.641 unidades comercializadas — alta de 12,7% em relação a abril (14.759). Na comparação com maio de 2024 (13.612), o avanço foi de 22,25%.
No acumulado de janeiro a maio, as vendas de modelos eletrificados — que incluem as categorias BEV (100% elétricos), PHEV (híbridos plug-in), HEV e HEV Flex — somaram 71.324 unidades. O volume representa crescimento de 19,5% frente ao mesmo período de 2024 (59.669). Os micro-híbridos (MHEV) não fazem parte dessa estatística.
A participação dos eletrificados no mercado total de veículos leves também vem aumentando. Em maio, esses modelos responderam por 7,76% dos emplacamentos de automóveis e comerciais leves. O percentual tem como base os 16.641 emplacamentos de eletrificados frente ao total de 214.383 unidades vendidas no mês, conforme dados da Fenabrave.
Avanço dos 100% elétricos
O principal destaque de maio foi o desempenho dos BEV, que atingiram um recorde com 6.969 unidades vendidas — alta de 48,2% em relação a abril (4.702). Frente a maio de 2024 (5.175), o crescimento foi de 34,7%.
Desde abril de 2024, quando o segmento havia registrado 6.705 unidades, os 100% elétricos não alcançavam volume tão elevado. A categoria segue em expansão constante, refletindo um amadurecimento do mercado nacional.
Os veículos elétricos plug-in vêm ganhando protagonismo desde 2023, consolidando uma tendência que aproxima o Brasil dos mercados mais desenvolvidos, como Europa e Ásia, onde essa tecnologia já domina as vendas. Atualmente, os plug-ins representam 87% do total de veículos eletrificados vendidos no país, com 14.550 unidades comercializadas em maio.
Em maio de 2023, os modelos plug-in respondiam por apenas 47% das vendas de eletrificados (3.039). No mesmo mês de 2024, a participação subiu para 60,6% (9.057) e, agora, alcançou 87%.
A forte adesão aos elétricos plug-in reflete o avanço da eletromobilidade no Brasil. A ampliação da oferta de modelos, a chegada de novas montadoras e os ganhos de escala têm impulsionado esse movimento. Paralelamente, o crescimento da infraestrutura de recarga também exerce papel decisivo na transformação do setor.
Detalhamento das vendas
As 14.550 unidades plug-in (BEV + PHEV) vendidas em maio representam aumento de 15,3% em relação a fevereiro (12.615) e expressiva alta de 60,6% na comparação com maio de 2024 (9.057).
Entre os plug-in, os híbridos PHEV responderam por 52,1% das vendas (7.581), enquanto os 100% elétricos BEV ficaram com 47,9% (6.969). As vendas de BEVs subiram 48,2% em relação a abril (4.702) e 34,7% frente a maio de 2024 (5.175). Já os PHEVs recuaram 4,2% na comparação mensal (7.913), mas quase dobraram em relação ao mesmo mês do ano anterior, com alta de 95,3% (3.882).
Enquanto isso, os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) perderam participação no mercado, indicando uma possível transição gradual rumo à eletrificação plena. Em maio de 2025, os HEVs representaram 6,8% das vendas de eletrificados (1.129), e os HEV Flex, 5,7% (962), totalizando juntos 12,5%.
As vendas de HEVs subiram 36,2% frente a abril (830), mas recuaram 17% em comparação com maio de 2024 (1.360). Os HEV Flex registraram queda tanto em relação a abril (26,8%) quanto ao mesmo mês do ano passado (53,1%).
Participação por tecnologia – maio de 2025
PHEV: 7.581 (34,0%)
BEV: 6.969 (31,3%)
HEV: 1.129 (5,1%)
HEV Flex: 962 (4,3%)
Total: 16.641 unidades
Ônibus elétricos seguem em ritmo variável
O mercado de ônibus elétricos ainda apresenta oscilação. Em maio, foram emplacadas 24 unidades, redução de 73% frente a abril (79). No entanto, houve aumento de 167% na comparação com maio de 2024.
Diferente dos veículos leves, o segmento de ônibus elétricos ainda não segue um padrão de crescimento linear, o que reflete seu estágio inicial no processo de descarbonização do transporte público urbano.
De janeiro a maio, foram vendidas 272 unidades, alta de 130,5% em relação ao mesmo período de 2024. O avanço se deve, em parte, aos incentivos do governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado às cidades.
Eletromobilidade ganha capilaridade no Brasil
As vendas de eletrificados vêm se distribuindo de forma mais equilibrada entre os estados, resultado de políticas públicas — como isenção ou redução do IPVA —, expansão da rede de concessionárias e crescimento da infraestrutura de recarga.
Regiões como Nordeste e Norte, historicamente com menor participação, vêm ampliando gradualmente sua presença no mercado nacional.
Liderança em vendas de eletrificados leves em maio de 2025
1º – São Paulo: 1.976 unidades
2º – Brasília: 1.461
3º – Rio de Janeiro: 643
4º – Belo Horizonte: 636
5º – Curitiba: 461
Micro-híbridos também avançam
Em maio, foram vendidos 5.638 veículos micro-híbridos, sendo 76,2% MHEV 12V (4.299) e 23,8% MHEV 48V (1.339). Em relação a abril (5.064), o aumento foi de 11,3%. Somando eletrificados e micro-híbridos, o Brasil contabilizou 22.279 unidades comercializadas em maio, alta de 12,3% frente a abril (19.823).
A ABVE disponibiliza os dados completos de eletromobilidade por meio de seu Business Intelligence (BI), com painéis interativos que detalham as vendas gerais, por frotas, geografia e modelos de ônibus.