
Um estudo da plataforma de pesquisa Opinion Box, realizado nos Estados Unidos, indicou que o sucesso das séries da Netflix Drive to Survive e Senna, voltadas para os bastidores da Fórmula 1 e para a biografia do piloto, fez com que o público norte-americano “descobrisse” o brasileiro Ayrton Senna.
Foram ouvidas 1.532 pessoas, e 41% delas disseram que descobriram o piloto há menos de um ano; 57% dos americanos declararam que já tinham conhecimento sobre o brasileiro.
Dentro desse universo de 57% de pessoas que conheciam Senna, praticamente metade afirmou que passou a conhecer o piloto por meio das séries lançadas pela Netflix: 12% disseram tê-lo conhecido pela série Drive to Survive, enquanto outros 12% mencionaram a biografia de Senna.
“No mercado, é nítido o impacto que Senna teve na geração que hoje tem entre 40 e 70 anos. Existe praticamente um nicho inteiro que se apaixonou pela modalidade por meio da torcida por ele e que continua apaixonado até hoje, muito tempo depois”, aponta Joaquim Lo Prete, country manager da Absolut Sport no Brasil, agência de experiências esportivas que comercializa pacotes para o GP de São Paulo de Fórmula 1.
“Está claro que, hoje, a forma como um evento esportivo é divulgado e transmitido é tão importante quanto o próprio evento. Novos ângulos, bastidores, detalhes técnicos, falas antes ocultas e conteúdos relacionados à vida pessoal dos envolvidos, para muitas pessoas, são mais importantes que os resultados dos jogos ou das provas”, alerta Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento norte-americana.
Transmissão ao vivo
A Netflix considera disputar os direitos de transmissão da Fórmula 1 nos Estados Unidos a partir da temporada de 2026. Atualmente, a detentora oficial no país é a ESPN, mas o contrato vai apenas até dezembro deste ano. A informação foi inicialmente revelada pela agência Reuters.
O interesse em obter os direitos de exibição da F1 nos Estados Unidos também se relaciona a uma das principais produções da plataforma, a série documental Drive to Survive, que retrata os bastidores das provas, pilotos e escuderias, e que lançou sua sétima temporada no início de março.
“O grande sucesso da Fórmula 1 resulta da transformação de um negócio esportivo em entretenimento e de sua estratégia de marketing voltada para o digital e para as mídias sociais”, avalia Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.