ABC - terça-feira , 8 de julho de 2025

Lula afirma que acordo com UE será assinado antes do Brasil deixar Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a mostrar confiança neste sábado (07/06) na assinatura de um acordo entre Mercosul e União Europeia. “Estou convencido de que, até eu deixar a presidência do Mercosul, teremos esse acordo assinado, com todo mundo feliz”, disse a jornalistas em Paris.

O Brasil assumiu a presidência rotativa do Mercosul na sexta-feira (6), pelo período de seis meses, mas alguns países europeus, sobretudo a França, têm mostrado resistência ao acordo.

Newsletter RD

Lula disse hoje que propôs a Macron reuniões entre os agricultores brasileiros e franceses, entre eles os pequenos e médios produtores. “Em vez de antagonismo, nossa agricultura pequena e média possivelmente tenha muita complementaridade.”

“Longe de mim querer prejudicar o pequeno agricultor francês”, disse Lula. “Não quero que paremos de comprar vinho da França, embora produzamos vinhos; de comprar champanhe, embora também produzamos; e de comprar queijo. Política comercial é uma via de duas mãos.”

Lula ressaltou que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, tem procuração para assinar o acordo comercial, independentemente de a França querer ou não.

“Acho que o Parlamento Europeu aprovará o acordo. Mas não quero que seja um acordo que deixe as pessoas de cara feia, porque aí não é acordo”, disse Lula aos jornalistas em Paris neste sábado (7).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes