
Diadema abriu, nesta sexta-feira (06/06), as inscrições para o Programa Ação nos Bairros, iniciativa que visa gerar emprego, renda e capacitar profissionalmente os moradores. Moradores de 18 a 74 anos, desempregados e sem renda própria podem se inscrever até 22 de junho pelo site https://portal.diadema.sp.gov.br.
O programa substitui os antigos Frente de Trabalho e Bairro Melhor, adequando-se a decisões do Tribunal de Justiça de São Paulo que consideraram o modelo anterior inconstitucional. O Ação nos Bairros oferece bolsa auxílio, cursos de qualificação e atividades práticas na manutenção, limpeza e conservação de espaços públicos.
A seleção terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. Os atuais participantes do Bairro Melhor serão incorporados gradualmente ao novo programa.
Para quem não possui acesso à internet, a Prefeitura disponibiliza apoio para inscrição nos CRAS Sul (Eldorado), Centro (Serraria), Naval (Piraporinha), Norte (Campanário) e Promissão, das 9h às 15h em dias úteis, até 17 de junho. Após retirar a senha, o candidato deve comparecer à Central de Cadastro Único, no Centro, para concluir a inscrição.
No ato da inscrição, é necessário apresentar documentos que comprovem idade, situação de desemprego, renda familiar, residência em Diadema, além de outros requisitos, como declaração de não recebimento de benefícios previdenciários ou seguro-desemprego. O programa permite ainda a inclusão do nome social para pessoas travestis ou transexuais.
Além da bolsa auxílio, no valor de R$ 82 em cesta básica mensal, os participantes terão seguro contra acidentes pessoais e recesso de 20 dias consecutivos em caso de renovação. A Prefeitura alerta que não haverá contato direto com os candidatos, pois o acompanhamento deve ocorrer pelo Diário Oficial Eletrônico (http://diariooficial.diadema.sp.gov.br), pelo site oficial ou pelo telefone 4057-6750.
Ficam impedidos de participar do programa quem foi dispensado por justa causa no serviço público, quem estiver aposentado, com problemas de saúde que impeçam o trabalho, ou recebendo benefícios previdenciários, ou seguro-desemprego.