
As quintas-feiras de junho prometem ser perfeitas para quem gosta de cinema em Santo André. O emblemático filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” abre, nesta quinta-feira (05/06), às 17h, o Cineclube ELCV (avenida Industrial, 1.740 – Campestre), que traz uma minimostra sobre um dos mais importantes cineastas brasileiros, Glauber Rocha.
A obra será exibida na Escola Livre de Cinema e Vídeo, localizada no equipamento cultural A Casa (Centro Artístico de Santo André), no bairro Campestre.
No mesmo dia, às 19h30, o documentário ‘Laerte-se’ dá início ao projeto Cinemão de Quinta deste mês, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes (rua Senador Fláquer, 110 – Centro), que oferece uma minimostra LGBTQIAPN+. Todas as sessões são fruto de parceria entre a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) e o projeto de difusão cultural Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som. As exibições são gratuitas.
Na semana seguinte à exibição de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 1965, o Cineclube continua no dia 12 de junho com o primeiro longa-metragem de Glauber Rocha, lançado em 1962, o filme “Barravento”. A sessão será às 17h, no espaço A Casa.
No dia 26, na última quinta-feira do mês, a obra “Terra em Transe”, lançada em 1967, encerra a programação do Cineclube. O longa é um dos filmes mais emblemáticos do diretor e faz uma alegoria política complexa e intensa, que reflete as angústias e as tensões vividas pelo Brasil e pela América Latina no período pós-golpe militar de 1964.
Cinemão de Quinta
O Cinemão de Quinta deste mês traz uma minimostra LGBTQIAPN+. O filme “Laerte-se”, de 2017, que conta a história da cartunista Laerte que assumiu sua transexualidade em 2010, aos 57 anos, abre a programação nesta quinta-feira (05), às 19h30.
O filme “Sofia Foi”, de 2024, será exibido no dia 12, também às 19h30. Premiado como Melhor Primeiro Filme no Festival Internacional de Cinema de Marselha na França, a obra se situa entre a ficção e o documentário. A obra relata a sensação de deslocamento e a busca por pertencimento em um momento de incerteza da vida de uma jovem.
Na última quinta-feira do mês o filme ‘Ainda não é amanhã’, lançado em 2024, encerra a programação do Cinemão de Quinta, no Cine Theatro Carlos Gomes. Diferentemente dos outros filmes, a exibição é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e o Circuito Embaúba. Criado pela empresa Embaúba Filmes, o projeto tem como objetivo levar filmes brasileiros em cineclubes, escolas, universidades e cidades com menor acesso a lançamentos.
“Ainda Não é Amanhã” é um drama social que aborda temas sensíveis e relevantes da realidade brasileira ao contar a história de Janaina, uma jovem que ingressa na faculdade de Direito e é a primeira pessoa da família que consegue acessar a universidade, mas uma gravidez indesejada ameaça os planos que ela havia traçado.