
Durante o mês de junho, o Sesc São Caetano (rua Piauí, 554 – Santa Paula) convida crianças, famílias e amantes da cultura popular para uma programação especial de espetáculos que une teatro, música e tradição. Em destaque, uma seleção de peças infantis que resgatam a oralidade, o imaginário brasileiro e promovem experiências lúdicas entre diferentes gerações. As apresentações ocorrem sempre aos sábados, às 16h30, com classificação livre e ingressos a venda pela rede SescSP.
Teatro infantil
No dia 7 de junho, a Cia. Cordelística de Teatro apresenta “Em Boca Fechada Não Entra Mosquito”, uma divertida adaptação da comédia de Ariano Suassuna. Encena-se a peça com a linguagem irreverente do mamulengo nordestino, acompanhando as artimanhas de Benedito para conquistar a jovem Marieta, com muito humor, cultura popular e personagens caricatos.
Em 14 de junho, é a vez da Cia. Manopla com “Mamulengo: A História do Forró”. Através do teatro de bonecos, o grupo narra uma história de amor embalada por forró, cultura popular e memória afetiva. A montagem celebra a migração nordestina e o papel do forró como patrimônio cultural em São Paulo.
No dia 19 de junho, o Grupo êBA! apresenta “História de Bumbá”, um espetáculo bilíngue (Português e Libras) que celebra o Bumba Meu Boi, trazendo personagens icônicos como Catirina e Francisco. A apresentação convida o público para uma imersão sensorial na cultura maranhense e nordestina, unindo surdos e ouvintes num só universo poético.
Já no dia 21 de junho, Laruama Alves e Loi Lima, da Indômita Cia., apresentam “Viagens Afro Caipiras”. Contos, cantigas e tradições do interior paulista são costurados pela escrevivência e pela ancestralidade negra, rompendo estereótipos do caipira e conduzindo o público por memórias, festejos, pássaros falantes e causos de assombração.
Música
No dia 28 de junho, Lili Flor e Paulo Pixu realizam o show “Piá e os Quintais da Imaginação”, um espetáculo musical que convida crianças e adultos para sonhar. Com poesia e sonoridades que remetem à infância livre nos quintais e nas ruas, o show valoriza a simplicidade e o encantamento com o cotidiano.