
A Escola Técnica Estadual (ETEC) Rio Grande da Serra, vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), teve a fiação elétrica furtada na madrugada de domingo (18/05). O crime comprometeu o fornecimento de energia da unidade e levou à suspensão das aulas presenciais, ainda sem previsão de retorno.
Segundo os alunos, as atividades seguem de forma remota, por meio da plataforma Microsoft Teams. Ao RD, Luís Felipe dos Santos, estudante do último ano do curso técnico em Informática para Internet, relata que as aulas têm ocorrido por videochamadas e envio de conteúdos digitais. “Conversamos com alguns professores que acreditam que podemos ficar até a terceira semana de junho sem aula presencial”, conta.
A previsão inicial, segundo o reclamante, é de que o ensino remoto seja mantido pelo menos até sexta-feira (30/05), mas o prazo pode ser estendido. O estudante ressalta, no entanto, que nem todos os colegas conseguem acompanhar as atividades, que exigiram adaptação rápida. Um dos entraves é o acesso ao próprio Teams, que requer autenticação via aplicativo Microsoft Authenticator. “Alguns não conseguem acessar. Muitos vão até a casa de amigos que têm o aplicativo para conseguir participar das aulas”, conta.
Luís também demonstra preocupação com o impacto da situação sobre os alunos do último ano, que enfrentam a reta final do curso com Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e preparação para o Enem. “Muitos dependem dos laboratórios da escola para estudar e não têm internet em casa. O laboratório era a única alternativa para esse grupo”, diz.
Boletim de ocorrência
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informa que o caso foi registrado como furto na Delegacia de Polícia de Rio Grande da Serra. Segundo o órgão, um professor da ETEC compareceu à unidade para comunicar o ocorrido, e a polícia realiza diligências para identificar os responsáveis.
Centro Paula Souza
Procurado, o Centro Paula Souza lamentou os transtornos causados pelo furto e afirma que já foi feito um levantamento dos serviços necessários para restabelecer o fornecimento de energia, embora não tenha informado prazos para a normalização das aulas. “Aos alunos que tiverem dificuldades de acesso às aulas remotas será oferecido suporte no retorno presencial, sem prejuízo pedagógico”, informou a instituição em nota.