
Uma rápida frente fria foi seguida por uma intensa massa de ar polar, que causou queda de temperatura desde a madrugada desta quinta-feira (29/05) na cidade de São Paulo, com expectativa de novo recorde de frio da madrugada para o amanhecer desta sexta-feira (30). A Climatempo estima que a mínima deve ficar entre 8°C e 10°C.
A passagem dessa onda de frio pelo Brasil, que começou a partir do Sul do país, também deve atingir outras áreas do Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte. Segundo a Climatempo, são esperados novos recordes de baixa temperatura para o ano em todas as capitais da região Sul do Brasil, em São Paulo, Campo Grande e Cuiabá. Porto Velho e Rio Branco também são candidatas a terem as menores mínimas do ano.
A expectativa é que os recordes de menor temperatura do ano ocorram na madrugada ou nas primeiras horas da manhã da sexta-feira (30) ou do sábado (31), a depender da localidade. Em algumas regiões do sul, pode cair neve, segundo a Climatempo.
Na cidade de São Paulo, o recorde atual de menor temperatura mínima do ano é de 13,3°C a 16,8°C, registrado em 15 de maio, segundo a Climatempo. Já pela medição do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, no mesmo dia, a menor mínima média registrada foi de 12,7°C.
Na noite de quarta-feira (28), a cidade de São Paulo permaneceu com céu encoberto, sem chuvas significativas, rajadas de vento acima de 60 quilômetros por hora e temperaturas em declínio. A capital está em estado de alerta para baixas temperaturas. As fortes rajadas de vento, inclusive, causaram quedas de árvores em vários bairros da capital e em cidades da Grande São Paulo. Ao menos duas pessoas ficaram feridas.
A madrugada desta quinta-feira (29) foi marcada por céu encoberto, chuviscos e chuva leve em pontos isolados. Pela manhã, a quantidade de nuvens diminui, o sol aparece e predomina. “A temperatura, porém, continuará em declínio, com sensação de mais frio provocada pelos ventos constantes”, afirma o CGE.
Nesta sexta-feira (30), a expectativa é que o dia comece com céu claro e temperaturas baixas. “No decorrer do dia, o sol e o céu claro predominam, o que pode diminuir a sensação de frio. A tarde ensolarada, com a presença do ar frio e seco, reduzirá os percentuais de umidade”, destaca o órgão municipal.