
A Câmara Técnica de Ética, Legislação e Normas do Coren-SP publicou, nesta terça-feira (20/05), a Nota Técnica nº 001/2025, que versa sobre o atendimento a pacientes com uso simbólico de bonecas reborn e define que o foco do cuidado deve permanecer na pessoa atendida e em suas necessidades clínicas reais, com atenção aos aspectos físicos, emocionais e psicossociais.
Embora possam representar recursos de escuta qualificada e, em contextos clínicos específicos, instrumentos terapêuticos auxiliares — como no cuidado a pessoas com demência — as bonecas Reborn não constituem critério de prioridade nem definem o plano de cuidados de enfermagem.
A nota técnica pode ser acessada na íntegra: link
A consulta de enfermagem deve ser orientada para a escuta e o acolhimento, com respeito aos limites técnicos da profissão e à previsão de encaminhamento à rede de apoio multiprofissional, quando necessário. A nota também alerta que práticas que simulem atendimentos infantis ou desvirtuem os objetivos terapêuticos devem ser rejeitadas.
“Cabe, portanto, ao profissional enfermeiro exercer julgamento clínico qualificado e reafirmar o compromisso da enfermagem com o cuidado ético, seguro, baseado em evidências e voltado à dignidade humana”, conclui o documento.
O Coren-SP reafirma seu compromisso com a valorização da enfermagem e com a defesa de práticas fundamentadas em ética, ciência e respeito à dignidade das pessoas.