
Santo André celebrou, nesta segunda-feira (19/05), o Dia Mundial de Doação de Leite Humano com a entrega da revitalização do Banco de Leite do Hospital da Mulher. O equipamento agora conta com um novo veículo para a coleta domiciliar e um número de WhatsApp para o cadastro de doadoras.
A requalificação incluiu pintura, troca de mobiliário, novos equipamentos e identidade visual renovada, inclusive nos freezers e geladeiras. O Banco de Leite andreense possui sala de paramentação, onde as mulheres se preparam para amamentar ou extrair o leite; sala de pasteurização, responsável pelo controle de qualidade e armazenamento; além de sala de distribuição, recepção e espaço para higienização de materiais.
Com capacidade para armazenar até 100 litros de leite por mês, a unidade é referência para Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano e bairros da Zona Leste de São Paulo próximos a Santo André. A média mensal de doações gira em torno de 65 litros.
O número de doadoras costuma crescer após ações alusivas ao Dia Mundial, mas é essencial manter um fluxo contínuo de doações durante o ano. Para garantir estoques atualizados, a cidade realiza campanhas permanentes de incentivo à doação de leite e de potes de vidro com tampa plástica, como os de café solúvel ou maionese, usados no armazenamento.
O cadastro de doadoras de leite e de doadores de potes de vidro pode ser feito agora via WhatsApp, pelo número (11) 4433-0123.