
Diadema vai ganhar um Centro TEA (Transtorno do Espectro Autista), um importante equipamento de saúde voltado ao acolhimento e acompanhamento especializado de pessoas com autismo e suas famílias. Viabilizado com recursos federais, o projeto atende a uma das principais propostas do plano de governo do prefeito Taka Yamauchi.
Na última sexta-feira (16/05), o deputado federal Alex Manente visitou a cidade para discutir políticas de saúde mental e anunciou a destinação de uma emenda parlamentar que viabilizará a construção do espaço.
O futuro Centro TEA contará com equipe multidisciplinar, ambiente estruturado e serviços voltados ao desenvolvimento, tratamento e inclusão de pessoas com TEA. O projeto será protocolado nos próximos dias, com o objetivo de garantir a liberação dos recursos necessários.
A iniciativa representa um avanço significativo na política municipal de saúde mental e inclusão, ao oferecer suporte tanto aos pacientes quanto às famílias atípicas, com acolhimento humanizado e cuidado integral.
“O Centro TEA é um compromisso com as mães atípicas e com todas as famílias que precisam de um atendimento mais sensível e estruturado. Esse será um espaço de cuidado integral, que vai olhar não só para as crianças com TEA, mas também para os cuidadores e toda a rede de apoio. É uma grande vitória para a cidade”, afirmou o prefeito Taka Yamauchi.