
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) anunciou a ampliação da oferta de cirurgias ortopédicas. A iniciativa prevê a realização de mais de 4 mil procedimentos. A ação envolve 25 hospitais da rede estadual e contempla cirurgias como artroplastias de quadril e joelho, correções de fraturas e outros procedimentos de média e alta complexidade.
A convocação dos pacientes será feita diretamente pelas unidades, com base na fila de espera existente. Não é necessário novo cadastro.
Com o investimento adicional, a Pasta busca ampliar a capacidade da rede e reduzir o tempo de espera. A iniciativa integra o conjunto de ações estratégicas do Governo de São Paulo para expandir o acesso à assistência especializada, alinhada a programas como a Tabela SUS Paulista, que atualizou valores defasados da tabela federal em até cinco vezes para as Santas Casas e instituições filantrópicas.
Participam da iniciativa os seguintes hospitais: Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, Hospital Estadual de Diadema, Hospital Estadual de Sapopemba, Hospital Estadual de Vila Alpina, Hospital Estadual Dr Albano da Franca Rocha Sobrinho, Hospital Estadual Mário Covas, Hospital Estadual Sumaré, Hospital Geral de Carapicuíba, Hospital Geral de Guarulhos, Hospital Geral de Itapecerica da Serra, Hospital Geral de Itapevi, Hospital Geral de Itaquaquecetuba, Hospital Geral de Pedreira, Hospital Geral de Vila Penteado, Hospital Geral do Grajaú, Hospital Geral Pirajussara, Hospital Geral Santa Marcelina do Itaim Paulista, Hospital Geral de Taipas, Hospital Regional de Cotia, Hospital Regional de Jundiaí, Hospital Regional do Alto Tietê, Hospital Regional Rota dos Bandeirantes, Hospital Regional de Sorocaba, Conjunto Hospitalar Sorocaba e Hospital Regional de Piracicaba.
Redução de filas
Entre 2022 e 2024, o Estado registrou aumento de 30% na realização de cirurgias de alta complexidade. As cirurgias do aparelho da visão tiveram crescimento de 40% com 7.227 pacientes a mais sendo atendidos. As cirurgias de mama aumentaram 30%, com 786 mulheres a mais que realizaram o procedimento. Já as cirurgias oncológicas cresceram 25%, com 6.306 pacientes a mais atendidos pelo SUS.