
O combate à fome foi tema central nesta quinta-feira (15/05) em São Bernardo, durante a oficina da Estratégia Alimenta Cidades. O município integra, de forma prioritária, a iniciativa do governo federal, que reúne 60 cidades brasileiras com foco na segurança alimentar. A ação intersetorial mobilizou representantes do Ministério do Desenvolvimento Social, da Prefeitura e da sociedade civil para diagnóstico e proposição de novas estratégias no âmbito municipal.
A oficina, realizada na Câmara Municipal, destacou ações já implementadas na cidade e apontou desafios a serem enfrentados até 2026, em linha com as metas da estratégia. O objetivo é reduzir a insegurança alimentar por meio de políticas públicas integradas e voltadas às populações em situação de vulnerabilidade.
Dados apresentados durante o encontro reforçaram a urgência do tema. Em 2022, o Brasil registrou 33 milhões de pessoas em situação de fome, sendo 27 milhões em áreas urbanas, segundo levantamento da Rede Penssan. Com base nesse cenário, o governo federal estabeleceu parcerias, como com o Instituto Comida do Amanhã, para auxiliar os municípios na implementação da estratégia.
Participaram do evento representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania, Saúde, Educação, Planejamento Urbano e Meio Ambiente; do Ministério do Desenvolvimento Social; do Instituto Comida do Amanhã; do Fundo Social de Solidariedade; do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional.