ABC - terça-feira , 17 de junho de 2025

Com investimento de R$ 259 milhões, Complexo Nova Ceasa ABC é lançado

A Prefeitura de Santo André e o Consórcio Novo Ceasa ABC lançaram, nesta quarta-feira (14/05), o Complexo Nova Ceasa ABC. Com investimentos de R$ 259 milhões, o atual terreno do Ceasa (Central de Abastecimento) receberá uma ampliação de boxes e uma organização inspirada em locais semelhantes na Europa. A obra durará 18 meses, mas não haverá paralisação dos serviços durante a intervenção.

A primeira fase da obra corresponderá a parte do terreno do Ceasa que não conta com construções. Assim que essa parte estiver pronta, os concessionários serão transferidos para os novos boxes e a parte mais antiga dará lugar a construções mais modernas. O número de boxes destinados para o comércio de hortifrutigranjeiros passará de 63 para 325, e o de pedras de 81 para 258.

Newsletter RD

Nova estrutura será baseada em ações mais sustentáveis e com energia limpa (Foto: Divulgação)

Inspirado em modelos do Exterior, como o mercado Rungis Market (França), o Mercado Abastecedor de Lisboa (Portugal), a New Convent Garden (Reino Unido) e a Central de Abasto (México), o local contará logística refrigerada, rastreabilidade e digitalização dos processos. Um dos focos é que o local consiga atrair novos concessionários, principalmente aqueles que estão na lista de espera da Ceagesp.

“Só na Ceagesp tem uma demanda reprimida de 1 mil na lista de espera para ser concessionário. O ABC, e aí eu vou plagiar o Rubini, porque em uma das nossas reuniões ele falou que o Brasil é o supermercado do mundo, e o nosso Ceasa do ABC, o Complexo Nova Ceasa vai ser o supermercado da Zona Leste (da Capital), de todos o ABC e da Baixada Santista.”, disse o superintendente da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), Reinaldo Messias. A expectativa é que o novo equipamento alcance 5 milhões de pessoas.

“Com grande satisfação que eu fui convidado para participar desse projeto, um projeto que tende a ser muito inovador. O Brasil, a cada ano que passa, produz cada vez mais alimentos, é a nossa grande vocação e o nosso grande déficit é a questão de distribuição e escoamento disso. Esse complexo vem para ser uma inovação, vamos investir muito em tecnologia, armazenagem, em sustentabilidade para gerar emprego e renda, não só para a cidade, mas para todo o Estado.”, disse o CIO do Grupo Fictor e um dos investidores da Nova Ceasa ABC, Phillippe Rubini.

História e nova linha circular para o segundo subdistrito

Complexo Nova Ceasa faz parte de uma concessão que tem 35 anos de duração (Foto: Helber Aggio/PSA)

O prefeito de Santo André, Gilvan Junior (PSDB), celebrou o início do novo investimento e relembrou a história do local. “Este momento tem uma grande importância, na minha história, inclusive. Quanto eu tinha 12 anos, vinha com o meu pai de madrugada neste espaço que era conhecido como Ceasinha e agora, como prefeito, apresentar esse projeto como Complexo Nova Ceasa ABC é motivo de comemoração. Tenho muito orgulho de lançar este empreendimento que faz parte da minha história, da minha família e de muita gente”, comentou.

Gilvan também anunciou a criação de uma futura linha circular que passará por diversos pontos do segundo subdistrito. A reivindicação, segundo o chefe do Executivo, era antiga e com o novo equipamento e a possibilidade de mais pessoas consumindo no ponto, que também será importante como Polo Gastronômico, o gestor resolveu iniciar os estudos para que a linha esteja funcionando junto com a inauguração do espaço, no final de 2026.

“Nós temos de ver investimentos como esse, sem um real do poder público, potencializando talento, a economia, fazendo com que o dinheiro da iniciativa privada se transforme em serviço e investimento, emprego, renda e melhor qualidade de vida para a população”, comentou o deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes