
Inclusão é o foco das atividades das quintas-feiras de maio nas Bibliotecas de Santo André. Nos dias 15, 22 e 29 de maio (todas quintas-feiras), três Cesas (Centros Educacionais de Santo André) recebem o projeto Conexões Inclusivas, iniciativa da Secretaria de Cultura da Prefeitura andreense. No dia 15, a partir das 14h, a ação acontece na Biblioteca Cata Preta. No dia 22, às 10h, é a vez da Biblioteca Vila Humaitá. Já no dia 29, também às 10h, o evento chega à Biblioteca Vila Floresta.
O projeto Conexões Inclusivas oferece uma vivência sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. A servidora Márcia Sousa, que tem deficiência visual, conduz a experiência ao lado da arte-educadora Ive Hiluany, que utiliza fantoches para dialogar com as crianças.
Durante a ação, os participantes aprendem como oferecer ajuda, como orientar pessoas com deficiência e conhecem curiosidades sobre o tema. O encontro também apresenta o alfabeto Braille, expressões em Libras e, ao final, propõe uma gincana em Braille.
A Rebisa (Rede de Bibliotecas de Santo André) conta com as Bibliotecas Nair Lacerda, no Paço Municipal, e Cecília Meireles, no Parque das Nações, além de 10 unidades ramais nos Cesas, quatro bibliotecas temáticas (literatura, artes plásticas, dança e artes dramáticas) e a biblioteca digital. O acervo físico e digital está disponível em: www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa.