
Em tempos em que planejamento estratégico e visão de médio e longo prazos fazem a diferença para o desenvolvimento, São Bernardo deu um passo importante nesta terça-feira (13/05) rumo ao futuro. A gestão promoveu um encontro pioneiro com o comitê da Abralog (Associação Brasileira de Logística), quando foram apresentados os primeiros detalhes do projeto que visa transformar o município em um verdadeiro hub logístico estratégico do Brasil. O encontro reuniu empresários, representantes do setor logístico e autoridades públicas.
O encontro, realizado no salão nobre da Prefeitura, simbolizou a abertura de uma nova fase no diálogo entre o poder público e o setor produtivo de São Bernardo. O encontro foi marcado pela apresentação inédita de um projeto de lei que visa estabelecer bases sólidas para a atração de grandes empreendimentos logísticos, estimulando a geração de empregos qualificados, aumento de arrecadação e a diversificação da economia local.
Durante o evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, apresentou os dois grandes programas que sustentam essa nova visão: o Facilita Já e o Bora SBC.
O Facilita Já é um programa de desburocratização e tem como objetivo principal simplificar o ambiente regulatório. Será lançado ainda este ano e pretende encurtar caminhos para abertura de empresas, concessão de alvarás e licenças ambientais.
Já o Bora SBC atua como projeto guarda-chuva de outras oito grandes iniciativas, entre elas a criação de um polo de tecnologia, a implantação do hub de inovação e tecnologia, o fortalecimento da indústria, o impulsionamento do turismo e programas de atendimento direto aos setores de indústria, comércio e serviços, além de um programa focado na formação de grandes profissionais, com destaque para o Conecta São Bernardo.
Diálogo
A escolha de São Bernardo para sediar a reunião do comitê da Abralog também simboliza a confiança do setor no ambiente de negócios que está sendo construído na cidade. Para o diretor da empresa GLP, André Gavazza, a postura da Prefeitura serve de exemplo.
Além da proposta do hub logístico, os participantes puderam interagir diretamente com o Executivo com o objetivo de esclarecer dúvidas e apresentar sugestões para aprimorar o ambiente de negócios regional. Ao final da reunião, a Prefeitura anunciou que novos encontros com o setor produtivo serão realizados ao longo do ano.