
A Suzantur, que opera linhas em Mauá, Diadema e Santo André, comprou 101 ônibus novos que vão começar a chegar à região ainda este mês. Nesta terça-feira (13/05) a diretoria da empresa esteve na sede da montadora Marcopolo, no Espírito Santo, para ver a linha de montagem e mais detalhes sobre os veículos comprados. O investimento foi de cerca de R$ 100 milhões.
Os novos coletivos serão distribuídos da seguinte forma: 50 veículos para Mauá, 31 para Diadema e 20 para Santo André. Os veículos são equipados com motores a diesel com a tecnologia Euro 6, que garante mais economia e menos poluição ambiental. O nível de ruído é menor e os ônibus contam com assentos mais confortáveis, tomadas USB para carregamento, câmeras com reconhecimento facial e monitoradas em tempo real, além de suspensão a ar que, diferente dos feixes de mola, garantem mais silêncio e conforto ao rodar.
Para o gerente operacional da Suzantur, Robson de Jesus Francisco, o passageiro vai notar logo a mudança, no conforto dos ônibus novos. “Eles não têm ar-condicionado, mas contam com um sistema de climatização que esfria o ar”, acrescenta.
Os veículos já estão em produção e serão entregues em etapas. “Cerca de 70 já estão na linha de produção e já vão começar a chegar na segunda quinzena deste mês. Os passageiros vão gostar muito porque eles virão com muita tecnologia embarcada, com mais segurança, conforto e a suspensão a ar tira aquele rangido da carroceria”, explica Francisco.

Segundo o gerente operacional da Suzantur, conforme os veículos vão chegando, os mais antigos vão sendo substituídos enquanto os novos vão sendo equipados com os sistemas de bilhetagem eletrônica. Até o final de junho todos os novos já estarão equipados e rodando, segundo a estimativa da empresa. “Assim que foram chegando a gente já faz a transferência dos equipamentos e coloca para rodar, eles vão substituir os mais antigos”, diz Robson de Jesus Francisco.
Segundo o gerente a idade média dos ônibus da frota da Suzantur é de 3 anos e meio, com a aquisição destes 101 veículos novos, a idade média vai cair pra 2 anos e meio. “Com todo o respeito às demais empresas que atuam na região, mas nós estaremos entre aas frotas mais novas da região, senão a mais nova”, completa Francisco.