
Santo André anunciou, nesta terça-feira (15/05), a ampliação dos serviços de saúde com a construção do Hospital da Vila Luzita. A unidade oferecerá atendimentos de média complexidade em uma estrutura moderna e integrada, com capacidade para mais de 10 mil atendimentos mensais entre consultas, infusões, cirurgias e exames diagnósticos.
Um dos destaques do novo hospital será o Poupatempo de Exames, que funcionará no local e ofertará ultrassonografia, tomografia, ecocardiograma, MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), holter, colonoscopia e endoscopia. A expectativa é de 8,3 exames por mês, com 2,5 mil ultrassonografias e 1,5 mil tomografias.
Com 5,5 mil metros quadrados, o prédio terá três pavimentos e abrigará também um novo Centro Oncológico. O espaço prestará atendimento ambulatorial e aplicará infusões quimioterápicas e de imunobiológicos. A previsão é de 500 infusões quimioterápicas, 100 infusões de imunobiológicos e 250 consultas oncológicas por mês.
Outro serviço de destaque será o Hospital Dia, com 30 leitos — 20 voltados à retaguarda cirúrgica e 10 para exames como colonoscopia e endoscopia. A estimativa é de 900 atendimentos mensais nesse setor. O Centro Cirúrgico terá três salas equipadas para procedimentos de pequeno e médio porte, com projeção de 580 cirurgias mensais, todas com suporte do Hospital Dia.
O Hospital da Vila Luzita integra um conjunto de investimentos na região, que já recebeu o Casa (Complexo de Assistência Social Andreense), unidade do Bom Prato, UPA Vila Luzita, AME Oncológico, além de melhorias em infraestrutura como recapeamento e iluminação de LED em vias como as avenidas Capitão Mário Toledo de Camargo e São Bernardo.