
“Jogo há 15 anos e vamos para a competição para ganhar”. A declaração é de Manoel Garcia Junior, 72 anos, atleta da malha de São Bernardo, que disputará o Jomi (Jogos da Melhor Idade) 2025. Nesta edição, as competições serão descentralizadas e acontecerão em quatro sedes: São Bernardo, Jandira, Santo André e São Caetano. São Bernardo será sede das disputas de atletismo, coreografia, dança de salão e vôlei adaptado, que ocorrerão entre 23 e 29 de maio.
A delegação de São Bernardo começará sua participação já nesta quarta-feira (14/5), em Jandira, na competição de malha. Ao todo, 173 atletas com mais de 60 anos representarão a cidade em todas as 15 modalidades dos Jogos. Esses atletas fazem parte do Programa Campeões da Vida, que visa incentivar a prática esportiva, promover o desenvolvimento físico e cognitivo, a socialização e a valorização da pessoa idosa.
Nos dois últimos anos, 2024 e 2023, São Bernardo conquistou a 2ª colocação geral no Jomi. “Os atletas do Programa Campeões da Vida são exemplos para todos nós. Não só por praticarem atividades físicas na terceira idade, mas também por entenderem que a prática esportiva é fundamental para o bem-estar e saúde. Estaremos na torcida por nossa delegação e convido toda a população a acompanhar as modalidades e apoiar nossos atletas aqui em São Bernardo”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
“É sempre uma grande honra representar nossa cidade em um evento tão importante como o Jomi. Mais do que uma competição, o Jomi simboliza inclusão, saúde e qualidade de vida. Nossos atletas, que competem com alegria, respeito e muita garra, estão prontos para buscar medalhas, mas, acima de tudo, queremos celebrar a vida por meio do esporte”, afirmou Tâmara Rufini Vicente, chefe da delegação de São Bernardo.
Modalidades em São Bernardo
A partir do dia 23 de maio, São Bernardo será sede de quatro modalidades do Jomi 2025: atletismo (Arena Olímpica), coreografia e dança de salão (Cenforpe) e vôlei adaptado (Ginásio Poliesportivo), com entrada gratuita.
“Nossa cidade tem tradição em sediar grandes eventos esportivos, com uma infraestrutura de equipamentos esportivos que está entre as melhores do Estado. O objetivo é fomentar o esporte e o lazer em diversos pontos da cidade”, ressaltou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Fran Silva.
Cronograma:
Sexta-feira (23/5) – Atletismo, a partir das 8h na Arena Olímpica (Rua Tiradentes, 1.845, Santa Terezinha)
Domingo (25/5) – Coreografia a partir das 8h e Dança de Salão a partir das 15h no Cenforpe (Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto)
– terça a quinta-feira (27 a 29/5) – Vôlei Adaptado, a partir das 8h no Ginásio Poliesportivo (Av. Kennedy, 1.155, Parque Anchieta)
TRADIÇÃO ESPORTIVA – Visando a prática de exercícios físicos como um dos pilares fundamentais para um envelhecimento saudável e pensando no futuro da população da cidade, a Secretaria de Esportes e Lazer de São Bernardo desenvolve o Programa Campeões da Vida, em estímulo ao esporte e à valorização da pessoa idosa, com atividades esportivas, festivais e competições municipais, intermunicipais e estaduais, bem como ações culturais.
As atividades oferecidas são: Atletismo (Arremesso de Peso e Corrida), Badminton, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de salão, Dominó, Malha, Natação, Peteca, Rummikub, Tênis, Tênis de Mesa, Tranca, Truco, Vôlei Adaptado e Xadrez. Informações podem ser obtidas na Seção de Educação e Formação Esportiva da Secretaria de Esporte e Lazer ou pelo telefone: 2630-7410.