
O projeto “Cine Diálogo”, promovido pelo núcleo cultural da Pró-Reitoria de Extensão do Centro Universitário FMABC, em Santo André, realizará no dia 21 de maio (quarta-feira) duas sessões do curta-metragem “Holocausto Brasileiro: O impacto refletido na sociedade”. As sessões ocorrerão às 17h e às 18h no Auditório de Estética da instituição, com entrada pela avenida Príncipe de Gales, 821.
O evento é aberto ao público, com inscrição prévia pelo formulário disponível no link forms.gle/fVMEDNKc9EZZX4dC6. O objetivo é promover a formação crítica e o engajamento social por meio da sétima arte. Após a exibição do curta, haverá uma roda de conversa sobre escuta, aprendizagem e inclusão. O encontro será leve, mas com grande significado.
Esta é a terceira edição do projeto, que já realizou outros dois eventos no mês de abril. A ação cria um espaço para reflexão e troca de ideias sobre temas relevantes à sociedade, à saúde e ao bem-estar da população.
O filme foi inspirado no livro “Holocausto Brasileiro”, da jornalista Daniela Arbex. Três histórias extraídas da obra são interpretadas por atores, seguindo o modelo proposto pelo cineasta Eduardo Coutinho. A obra foi escolhida por sua relevância em destacar a luta antimanicomial e promover os direitos e a dignidade humana no contexto da saúde mental.