
Parceira estratégica do Governo do Estado de São Paulo na gestão de serviços públicos de saúde, a Fundação do ABC firmou, nesta sexta-feira (09/05), novo contrato com a Secretaria de Estado da Saúde para ampliar o rol de serviços sob sua responsabilidade no Conjunto Hospitalar do Mandaqui, localizado na Zona Norte de São Paulo. A entidade administrará 230 leitos do hospital, praticamente a metade do total, de 450. O contrato tem valor de R$ 100,7 milhões por ano, ou R$ 8,3 milhões por mês.
Com o novo convênio, válido desde 1º de maio, a FUABC assume a gestão do pronto-socorro adulto e infantil; de 57 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sendo: 47 Adulto e 10 na ala pediátrica; 93 leitos de Enfermaria de Clínica Médica; 20 leitos de observação; 24 leitos de retaguarda; 10 leitos de emergência no PS Adulto; além de 18 leitos de retaguarda, 4 de observação e 4 de emergência no PS Infantil.
A população passa a contar com atendimento em especialidades como Clínica Médica, Pediatria, Neurocirurgia, Medicina Intensiva e Cirurgia Vascular. A equipe multiprofissional inclui enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e profissionais da área administrativa.
A FUABC atua no Conjunto Hospitalar do Mandaqui desde 2022. Na ocasião, o contrato previa apenas 40 leitos de UTI. A unidade funciona como hospital geral e de ensino ao nível terciário, sendo referência na Zona Norte de São Paulo para pacientes politraumatizados. Considerado um dos maiores hospitais gerais da região, atualmente realiza atendimentos de urgência e emergência, clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, além de ambulatório de especialidades. Também oferece programas de residência médica reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde e estágios de especialização em enfermagem, fisioterapia e nutrição.