Ciesp defende criação de zona industrial em São Caetano

O diretor titular da regional de São Caetano do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Claudio Almiro Armidoro, afirma que a criação de uma zona industrial no município é o grande objetivo da entidade em sua administração. Segundo Armidoro, a iniciativa aumentaria a segurança dos empresários. “Nossa intenção é termos um bairro em que possamos ficar mais bem instalados, o que nos proporcionará mais segurança e tranquilidade, sem termos receio que futuras mudanças na lei possam nos prejudicar”, afirmou.

A declaração foi concedida em entrevista concedida ao RDtv nesta segunda-feira (10/09), que também serviu para demonstrar que o diretor do  Ciesp  já possui até a definição do melhor local para se implantar a ideia. “O bairro prosperidade proporciona característica muito boas para a indústria, pois fica próximo a saída de São Caetano, o que também facilitaria o trânsito, dividindo-o entre urbano e industrial“, completou.

Newsletter RD

Entre outras coisas, Claudio Armidoro também falou sobre a série de sabatinas com os três candidatos à Prefeitura de São Caetano, que serão realizadas a partir desta terça-feira (11/09) no Hotel Mercure, localizado na rua Alegre, 440, no bairro Santa Paula.

Confira abaixo, alguns trechos da entrevista:

RD: A partir de amanhã, começa a série de sabatinas com os candidatos a prefeito de São Caetano, organizada pelo  Ciesp . Qual a expectativa e quais questionamentos serão repassados aos prefeituráveis?

Armidoro: A expectativa é grande, não fazíamos sabatina com candidatos na reta final há um bom tempo. Abordaremos temas interessantes para a cidade e para a região, como mobilidade urbana, segurança e o zoneamento industrial mais caracterizado.

RD: Aprofundando mais um poucos os assuntos. Para o empresário quais são os gargalos na mobilidade, o que pode mudar?

Armidoro: Na parte técnica, para que a mobilidade seja melhorada é obvio que teríamos que ter mais avenidas, pontes e viadutos, mas temos de ir aos poucos. Como industria temos dificuldades de locomoção dos caminhões, o tempo de transporte aumentou de 30 a 40% .

RD: Em toda cidade ou em algum lugar específico?

Armidoro: Próximo aos corredores e dos afunilamentos já existentes nos pontos mais procurados, o trânsito é maior.

RD: Em relação à segurança, a indústria tem sofrido muito com este problema?

Armidoro: Como indústria, sempre ficamos de portas abertas. Isso é muito perigoso, principalmente na vizinhança, onde ocorre a grande incidência de roubos e assaltos.
RD: Recentemente, um candidato de Mauá (Donisete Braga do PT) prometeu que o ICMS do terminal da Petrobras fosse pra Mauá. Caso seja discutido este assunto, como o CIESP irá se posicionar?

Armidoro: A arrecadação é uma imposição governamental, como associação não temos muito que introduzir nestas decisões. Acreditamos que seja uma imposição federal e não vejo onde o candidato de Mauá pode se apegar para mudar isso.

RD: E o combate às enchentes que afetam as indústrias, como questionará os candidatos?

Armidoro: Cobraremos soluções “bairristas”, já que são questões dependem também de outras cidades. Questionaremos o que será feito no âmbito municipal, para que regiões como o Jardim São Caetano e Vila São José não continuem a sofrer.

RD: O que pode ser solicitado na prática para as mudanças no zoneamento urbano?

Armidoro: Já solicitamos para o atual prefeito e vamos continuar buscando que nos seja proporcionada uma região ou bairro em que possamos ficar mais bem instalados, sem receio que futuras mudanças na lei nos prejudiquem.

RD: Em São Caetano, o zoneamento é misto, empresas podem se instalar em qualquer bairro?

Armidoro: Alguns bairros específicos onde existem indústrias há muitos anos, passaram a serem vistos como bairros industriais, mas a necessidade da construção civil se expandir passou a ser conflitante com esta condição.

RD: Algum lugar ideal para a criação desta zona industrial?

Armidoro: Sim, o bairro Prosperidade, que possui boas características para a indústria e fica próximo a saída da cidade, o que facilitaria o trânsito. Parece bastante interessante e é nisso que vamos trabalhar

RD: Qual a vantagem prática de uma zona industrial para a cidade?

Armidoro: Transporte fica mais consolidado, mais restrito, dividido em trânsito urbano e industrial. A própria locomoção dos operários fica facilitada.

RD: Qual a política do CIESP local para atrair novas indústrias e qual perfil desejado?

Armidoro: Não existe perfil desejado. Pelo pouco espaço, o padrão acaba sendo de empresas médias e pequenas. Neste caso, as empresas de serviço levam vantagem por não precisarem de muito espaço.

RD: Empresas de tecnologia poderiam ter incentivos para se instalar na cidade?

Armidoro: Cabe a prefeitura, não sei se existem incentivos para empresas de tecnologia e não trabalhamos neste sentido

RD: O senhor também é diretor de ação regional da Fiesp, qual o papel do departamento em São Caetano?

Armidoro: Aproximar a Fiesp da  Ciesp , que foram separadas por questões políticas, mas que respondem ao mesmo presidente, Paulo Skaff, além de manter o bom andamento das escolas técnicas da cidade: Senai e Sesi. 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes