Ausente, Marinho vira alvo fácil em debate televisivo

Assim como já virou rotina nos debates eleitorais da cidade de Santo André, onde o atual prefeito, Aidan Ravin (PTB), constantemente se ausenta dos embates e se torna o principal alvo de seus concorrentes, o candidato à reeleição e ainda prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), também se tornou o principal foco dos candidatos que compareceram ao debate realizado na manhã deste domingo (09/09), nos estúdios da TV CNT, em São Paulo.

Além do principal adversário de Marinho, Alex Manente (PPS), também estiveram presentes ao evento os candidatos Ademir Silvestre (PSC), Aldo Santos (PSOL) e Lígia Torres (PSTU), que foram unânimes ao classificar a ausência do petista como desrespeitosa e que por mais de uma oportunidade utilizaram seus respectivos espaços para realizarem criticas a atual administração municipal.

Newsletter RD

“É ridículo que um o prefeito falte ao debate. Talvez ele esteja com medo de responder como investiu tanto em propaganda, sem solucionar o problema do trânsito ou da fala de vagas nas creches da cidade”, afirmou Manente, que por diversas vezes ressaltou sua condição de realizar a interlocução junto ao Governo Estadual e que, entre outras coisas, prometeu aumentar o quadro de médicos do município. “Abriremos concurso para chegarmos a 1500 médicos e reabriremos as unidades de pronto-socorro que foram fechadas”, projetou.

Ademir Silvestre preferiu destacar sua experiência em administrações anteriores e também teceu duras críticas à gestão de Marinho. “Em minha gestão retornarei com a Coordenadoria de Ações Comunitárias, que faz falta à cidade e que visa incluir o cidadão nas questões da cidade”, projetou. “A falta do atual prefeito me faz sentir vergonha alheia, por ser tão absurda”, completou.

Manente no foco

Representantes dos partidos de esquerda, tanto Lígia Gomes, quanto Aldo Santos, foram além e também criticaram a proximidade de Manente com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

“O Marinho não veio a este debate, mas o candidato Manente faltou ao evento realizado pela Associação dos Professores”, cravou Lígia. “Como acreditar que ele fará muito pela habitação, através da CDHU, se o próprio Alckmin trata a questão da retirada de famílias de áreas particulares com violência?”, indagou, ao relembrar o caso Pinheirinho, emblemático caso de desastrosa desocupação ocorrida no início do ano em São José dos Campos.

Já Santos, criticou o teor dos projetos apresentados pelo popular socialista. “O conteúdo dos projetos não difere em nada, pois todos já foram ex-parceiros políticos. O próprio Alex já foi da base de sustentação do atual prefeito”, salientou. Entre as principais propostas do candidato do PSOL estão a municipalização do transporte público, com a redução das tarifas para R$1, e a construção de um aeroporto na cidade.

Perguntas da imprensa

Único órgão de imprensa presente no debate, os jornalistas do RD puderam realizar perguntas aos candidatos presentes ao evento a partir de temas sorteados pela produção do programa. Transporte, geração de empregos, educação e saúde foram os temas apontados, mas nenhuma resposta diferente do que havia sido apresentada até então foi repassada pelos postulantes.

O único destaque talvez tenha sido a resposta de Alex Manente, que quando questionado sobre a possibilidade de gerenciar os recursos da saúde de maneira regional, acabou “fugindo” do assunto e utilizando o espaço para atacar novamente Luiz Marinho.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes