Candidatos avaliam atuação no debate eleitoral na OAB de Santo André

Os candidatos à Prefeitura de Santo André avaliaram as suas participações no debate realizado pelo jornal Repórter Diário, em parceria com os jornais ABCD Maior, Ponto Final, TVT (TV dos Trabalhadores) e Rede Brasil Atual de Rádio. Confira abaixo os comentários de Carlos Grana (PT), Marcelo Reina (Psol), Nilson Bonome (PMDB), Raimundo Salles (PDT).

O candidato Aidan Ravin (PTB) não compareceu ao evento realizado nesta quarta-feira (05/09) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Alexandre Fláquer (PRTB) se retirou do local antes do término das gravações dos comentários para o RDtv.

Newsletter RD

Salles diz que Aidan é uma mentira em gestão e diz que a PF investiga a compra de uniformes

Na opinião de Raimundo Salles, este foi o melhor debate até o momento, visto que os candidatos conseguiram expor seus projetos “Foi bacana. Mostrei minhas propostas, falei do bilhete único, do fortalecimento da Fundação Santo André, falei do Parque Guaraciaba. Enfim, falei de vários temas importantes para essa cidade”, comenta o prefeiturável. Salles ainda ressaltou que a ausência do atual prefeito e candidato à reeleição pode ser explicada porque a gestão do petebista é inexplicável. “O Aidan é uma mentira na área da saúde: tem os dados mostrando que o índice de mortalidade infantil cresceu. É uma mentira na área de educação, porque os índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) informam que o ensino caiu de qualidade em Santo André. É mentira quando ele diz que dá uniforme, na medida que a Polícia Federal está até investigando a compra pela atual gestão”, critica.

Grana diz que é preciso parar de olhar para o retrovisor e aposta no apoio do presidente Lula

Carlos Grana afirmou que todos os candidatos tiveram um bom desempenho no confronto de ideias, mas criticou a postura agressiva de alguns candidatos. “Tem candidato que quando começou a campanha disse que seria ‘paz e amor’. Como não consegue atender as expectativas nas pesquisas, [a postura] começa a mudar e às vezes confunde [o eleitor]”, afirma o candidato petista numa clara alusão ao candidato Salles. Grana disse que representa um conjunto de partidos e não se pode fazer política olhando para o retrovisor. É preciso apresentar propostas e avançar olhando para o para-brisa. Lembrou que teve a presença de três ministros do governo da presidenta Dilma Rousseff em Santo André (Gilberto de Carvalho, Miriam Belchior e Alexandre Padilha).  ”Estamos nos preparando para receber via comício, no próximo dia 23, a visita ex-presidente Lula e vamos intesinficar a distribuição de do plano de governo”, projetou Carlos Grana.

Para ganhar eleição, Bonome diz vai gastar sola de sapato, salina, suor e sinceridade

Na opinião de Nilson Bonome, quem ganhou com o debate realizado na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) foram os munícipes. “Quem ganha com isso, sem dúvida nenhuma, é a população de Santo André com esse exercício da democracia de fazer a exposição de projetos do que será o próximo administrador da cidade”, relatou candidato do PMDB. Nilson afirma que os projetos apresentados foram a instalação da subprefeitura no 2° subdistritro, a criação de duas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e de um hospital no bairro Bangú. Aposta num choque de gestão em várias áreas, como Saúde, Educação, Segurança, Esporte e Lazer. Diz que não vai ser prefeito com olhar apenas em uma secretaria. Bonome criticou candidatos que querem implantar gestões ditadoras. “Os candidatos precisam se informar melhor antes de criticar sobre a arrecadação de verbas para eleição, por exemplo”. E aposta em sola de sapato, salina, suor e sinceridade para ganhar a disputa eleitoral.

Hoje para ser candidato é só preciso ter um bom maquiador, um bom fotógrafo e um bom publicitário, diz Reina

Já o socialista Marcelo Reina criticou o excesso de marketing na campanha dos candidatos, que apresentam propostas incoerentes. “Hoje para ser candidato é só preciso ter um bom maquiador, bom fotógrafo e um bom publicitário. Quando você vê o debate, as máscaras caem: candidatos mal preparados, com pouca formação política e pouca formação acadêmica”, queixa-se o candidato do Psol. Reina criticou a discussão rasa de muitos assuntos, e lembra que precisaria de uma tarde toda para debater projetos para a área da Saúde, por exemplo. O candidato do Psol comentou que a ausência do prefeito Aidan Ravin no debate é um desserviço para o processo eleitoral. “Aidan se baseia em pesquisas para apostar na fuga do debate e querer apenas se manter no cargo. E isso aconteceu também a presidente Dilma que não preferiu comparecer porque estava na frente nas intenções de votos”, diz Reina. Os candidatos não se preocupam com a democratização do processo eleitoral, lamenta o socialista.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes