Receitas caseiras podem afastar pragas das hortas e jardins

Chá de fumo é eficaz no combate a diversos tipos de pragas, como a colchonilha / Forlan Magalhães

Plantas bem adaptadas e nutridas raramente apresentam pragas, em razão do sistema imunológico saudável, com isso, boa defesa. Segundo especialistas em paisagismo e engenharia agrônoma, há diversas formas e bastante simples de prevenir e acabar com pragas e outros invasores que ameaçam a beleza e saúde das hortas e jardins.

Principais vilões, os pulgões e conferem às plantas manchas esbranquiçadas, problema que o engenheiro agrônomo e paisagista Nilton Soares Val resolve meio da pulverização com veneno caseiro. Para os pulgões, Val indica aplicações de calda de sabão. “Já as cochonilhas devem ser combatidas com tratos culturais, como diminuir a irrigação, aumentar a luminosidade sobre a planta, efetuar poda para melhorar a circulação de ar por dentro e ao redor da planta e fertilizar com produtos à base de cloreto de potássio”, recomenda o engenheiro agrônomo.

Newsletter RD

Paula Zucchi, jardineira e paisagista, indica outros dois métodos naturais para controlar as pragas: óleo de Neem, encontrado em lojas de produtos para jardinagem, e chá de fumo. No entanto, ambas as soluções devem ser usadas com frequência. “Os produtos naturais que combatem as pragas devem ser aplicados uma vez por semana, já que são mais fracos que pesticidas e produtos químicos”, adverte Paula.

A jardineira afirma que se a situação da planta estiver muito ruim, o melhor é optar por produtos químicos, como Malathion, aplicado no início da noite ou em dias nublados, já que a exposição ao sol queima as folhas da planta. “Neste caso, é necessário usar aparatos como luvas e máscaras, além de seguir as orientações da bula”, ensina.

Iscas atraem lesmas e caracóis
Adeptos de meios naturais para o controle de pragas, os paisagistas defendem o uso de iscas para combater insetos maiores, como caracóis e lesmas. Uma bandeja de cerveja é um prato cheio para as lesmas. A estratégia deve ser adotada à noite, período em que estes invasores costumam se alimentar. “O uso de cerveja nessa “bandejinha” é uma excelente isca, porém não mata as lesmas. É necessário recolher a bandeja na manhã seguinte e destinar os animais ao descarte em um lixo, incinerador ou vaso sanitário”, afirma Nilton.

Assim como a cerveja, o chuchu atrai pequenos caracóis, segundo Paula Zucchi. Para lagartas maiores, os paisagistas afirmam que retirá-las manualmente das plantas é o melhor meio de controle.

Segundo os dois especialistas, no combate às pragas é errado usar água em excesso, aplicar um único produto para exterminar diferentes tipos de invasores e deixar de usar equipamentos de segurança em casos de manuseio de pesticidas.

Calda de sabão e chá de fumo são imbatíveis
Usada para combater pulgões, a calda de sabão é feita a partir da diluição de um terço da barra de sabão em pedra em dois litros de água, o que resulta em uma solução concentrada. O próximo passo é diluir um copo de 200 ml da calda concentrada em um litro de água e pulverizar a parte inferior das folhas, nos brotos e outras partes atacadas da planta, de acordo com a orientação de Nilton Val.

Para a arquiteta, paisagista e professora de Abra (Academia Brasileira de Arte), Patrícia Zanon, o chá de fumo é eficaz no combate de vários tipos de insetos. “É ótima para pulgão e até percevejo. Conheço pessoas que acabaram até com colônias de cupim, em estágio inicial”, conta. O chá de fumo é produzido com um pequeno pedaço de fumo de corda e um litro e meio de água, mistura que deve ser fervida. Depois de algumas horas de descanso, a solução pode ser aplicada na planta. Um segredo é acrescentar um pequeno pedaço de sabão de coco na solução, já que o sabão atua como fixador e potencializa a ação do chá.

CONTATOS
Nilson Soares Val

Telefone: 4436-1953
http://www.jardinarte.com.br
Paula Zucchi
Telefone: 99343-3925
Patrícia Zanon
Telefones: 99400-1560 / 7741-2267

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes