
Neste sábado (15/03), às 9h30, acontecerá o Fórum das Mulheres na Praça da Matriz, no Centro de São Bernardo. O evento é uma iniciativa das Promotoras Legais Populares em conjunto com mulheres de outros movimentos, com o objetivo de ouvir as demandas das mulheres da cidade e levá-las à Prefeitura de São Bernardo.
O fórum busca escutar as mulheres e, a partir dessas reclamações, formular um documento que será entregue à Secretaria de Políticas para Mulheres de São Bernardo e, posteriormente, encaminhado ao Conselho Municipal da cidade.
Em entrevista ao RD, Dulce Xavier, coordenadora do Movimento Promotoras Legais Populares de São Bernardo, destaca que há várias reclamações, mas as principais são relacionadas à saúde e à segurança. “O Hospital da Mulher em São Bernardo está em péssimo estado, e a Delegacia da Mulher, que foi anunciada em 2022 como funcionando 24 horas, nunca operou nesse regime”, exemplificou ao reforçar que a proposta do evento é ouvir as mulheres e reunir suas demandas.
As Promotoras Legais Populares atuam em São Bernardo desde 2005. A principal missão do grupo é ensinar sobre os direitos das mulheres e mostrar onde elas podem buscar apoio em situações do cotidiano. O grupo já realizou diversas ações e, para se voluntariar, o único requisito é ser mulher com mais de 16 anos. Não há necessidade de escolaridade mínima, e o curso anual é gratuito. As aulas ocorrem às terças-feiras, das 19h às 21h, na Câmara Municipal de São Bernardo, no auditório. Para se inscrever, basta acessar o link