
Moradora de São Bernardo enfrenta muita dificuldade para conseguir uma consulta médica na UBS Demarchi. Com diagnóstico de câncer no endométrio, Magali dos Santos relata que só conseguiu ser atendida após pedir prioridade no acolhimento da UBS.
Magali conta que precisou seguir uma série de etapas complicadas para conseguir uma consulta médica. “O processo começa com a necessidade de comparecer à unidade de saúde em um dia específico para agendar um atendimento com a enfermeira. Após essa consulta, o paciente recebe uma filipeta, que possibilita o agendamento para um médico, mas apenas se houver vagas disponíveis. Para agravar, o agendamento da enfermeira acontece em dias limitados, o que dificulta a organização e o acesso rápido ao atendimento”, diz.

Dificuldades
Ao RD, Magali dos Santos conta que, em 2023, começou a sentir cólicas intensas acompanhadas de sangramento, e visitou a UPA cinco vezes sem que fosse solicitado qualquer exame. Foi só depois de insistir que uma médica na UPA Ferrazopólis solicitou que fizesse uma ultrassonografia particular.
Em fevereiro de 2024, após muito sofrimento, Magali finalmente conseguiu entrar como prioridade nas UBSs e realizar a cirurgia no Hospital da Mulher. “O procedimento, que inicialmente era para remoção de um pólipo, revelou a presença de câncer no endométrio. Todo esse processo durou cerca de um ano”, afirma.
Filho autista sem atendimento
“O sistema precisa investigar mais os casos”, afirma Magali. Ela ainda relata que seu filho, que é autista e aguarda desde fevereiro de 2024 para conseguir uma consulta com um neurologista, mas ainda não recebeu retorno. “Além disso, o meu exame de Papanicolau teve que ser feito de forma particular, devido à demora no atendimento”, diz.
“Meu filho aguarda há dois anos para ser chamado no CAPS de São Bernardo. Solicitei o encaminhamento para São Paulo, onde conseguimos atendimento no Instituto Jô Clemente. O laudo de autismo é essencial para benefícios, mas infelizmente não consegui no município”, relata.
Prefeitura
Contatada, a Prefeitura de São Bernardo não se manifestou até o fechamento da matéria.