
Com a falta de desfiles de ruas no ABC, foliões locais apostam em alternativas criativas, na organização dos blocos ou investimento em acessórios e fantasias para curtir o Carnaval. No comércio regional, lojas especializadas em fantasias observam nos últimos dias aumento da procura por peças leves e acessórios.
Claudio Gerssiano, sócio-proprietário da Ateliart Fantasias, de São Bernardo, destaca que os acessórios lideram a procura nesta época do ano. “As saias de tule, quepes, tiaras e meias diversas estão entre os itens mais procurados. Embora nossa expectativa seja de crescer até 50% em relação ao ano passado, já consideramos positivo manter os 30% de aumento que tivemos em 2024”, afirma.
Entre os pedidos mais inusitados, Gerssiano lembra de fantasias, como de galinha completa, com penas e meias que imitam pernas cheias de pelos. A Ateliart disponibiliza tanto venda quanto locação de peças, com atendimento presencial e remoto por WhatsApp, no (11) 99404-2000 ou no telefone (11) 4365-5145.
Já Sil Ramos, responsável pela La Maison Fantasias, localizada em Mauá, conta que em sua loja, o Carnaval não tem grande impacto em aluguel de fantasias completas, mas os acessórios continuam sendo os protagonistas. “O que sai muito são acessórios de cabeça, máscaras e itens como saias de tule. A maioria dos foliões prefere roupas leves, como shortinhos e cropped, complementados por acessórios chamativos e óculos coloridos”, diz.
A lojista comenta que a demanda por itens menores reflete a mudança de comportamento dos consumidores, que buscam praticidade e conforto, especialmente por conta das altas temperaturas típicas do Carnaval. É possível realizar compras na La Maison pelo WhatsApp (11) 96910-1608.
Expectativa econômica para 2025
A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) estima que o Carnaval deste ano movimente R$ 12,03 bilhões em receitas no País, crescimento de 2,1% em relação a 2024. O aumento, segundo a CNC, é impulsionado pelo maior número de turistas estrangeiros atraídos pela diversidade cultural e o câmbio favorável.
Se confirmada a projeção, 2025 marca o melhor Carnaval em termos econômicos desde 2015. Para o setor crescer, a entidade reforça a importância de investimentos em promoção internacional e infraestrutura, fundamentais para alavancar ainda mais o turismo e a economia durante a folia.