
Em mais uma iniciativa para melhoria do atendimento na saúde da cidade, São Bernardo, dará início neste sábado e domingo (15 e 16 de fevereiro) a nova etapa do Programa Caravana da Saúde, agora para consultas e cirurgias. O programa foi lançado dia 25 de janeiro, inicialmente com os atendimentos de duas carretas para realização de exames de tomografia sem contraste e ultrassom.
Com números significativos na lista, serão mobilizados sete diferentes equipamentos de saúde, com uma missão importante: realizar 8.008 consultas, sendo: 5.664 em 15 especialidades médicas diferentes; 712 consultas odontológicas, com foco em endodontia; 1.632 consultas cirúrgicas, entre cirurgia geral, plástica, vascular, neurocirurgia, pequenas cirurgias e proctologia e 250 cirurgias. Os atendimentos ocorrerão, simultaneamente, em sete equipamentos de saúde: a Policlínica do Centro, o Hospital de Clínicas, o Hospital Municipal de Olhos, o Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) e os três Centros de Especialidades Odontológicas.
“Estamos contratando profissionais que vão atender exclusivamente nessas consultas e cirurgias, equipes completas, com objetivo de atacar as nossas filas de espera e organizar os atendimentos, de forma que, depois dessa mobilização, no dia a dia, a demanda consiga ser absorvida sem tanta demora”, pontuou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.
Organização
Todos os departamentos da Secretaria de Saúde estão designados para atuar nesta grande mobilização de atendimentos, que deve se repetir também nos dias 22 e 23 de fevereiro. “É uma ação coordenada, organizada, que visa aproveitar, ao máximo, a nossa capacidade de atendimento, nossos equipamentos, otimizar o trabalho dos profissionais, para colocarmos nos trilhos a saúde da nossa cidade”, frisou a secretária adjunta de Saúde, Fernanda Penatti. “Com agendamentos de exames, daremos encaminhamentos que forem necessários, para que não se formem novas filas, novas demandas represadas”, concluiu.
Desde a semana passada, o setor de regulação tem realizado uma força-tarefa para entrar em contato com os pacientes e informar sobre os agendamentos. “É muito importante que as pessoas não apenas confirmem a participação nas consultas, nas cirurgias, como compareçam no dia, essa é a parte que cabe ao munícipe. Estamos organizando os horários, para não haver longas esperas, para que tudo ocorra com muita tranquilidade, respeito e profissionalismo”, finalizou Fernanda.