
A prefeitura de Diadema deu início às aulas nas escolas municipais e conveniadas no dia 07/02, porém ainda não há previsão para a entrega dos kits de material escolar e os uniformes para os cerca de 31 mil alunos da rede. Até esta quarta-feira (12/02) mães reclamavam que não havia sequer uma previsão de entrega destes kits.
A EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) José Rodrigues Pinto, que fica na Vila Nogueira, é uma das que ainda não informou quando os materiais e os uniformes serão entregues. Susy, mãe de aluno que está matriculado no primeiro ano do colégio, contou que tem cobrado a escola sobre uma previsão para a entrega, mas não teve retorno. “Aqui em Diadema as aulas começaram na rede municipal e nada de uniformes e nem material escolar e a escola nos passou, em reunião, que não tem data nenhuma”, diz a moradora que conta que teve que organizar o orçamento da casa comprando roupas para o filho ir para a escola. “É o primeiro ano do meu filho nessa escola e eu comprei um uniforme pela internet imitando a cor e modelo do que a prefeitura usa, para ele não se sentir diferente. As outras mães estão mandando as crianças com roupa de casa”, comenta.
A moradora do Jardim União, Tainá Alves, é mãe de duas crianças, o mais novo estuda na creche José da Silva Filho e a menina está na primeira série da Emeb Letícia Beatriz Pessa. Ela disse ao RD que nos dois colégios as mães fazem cobranças sobre a entrega de uniforme e materiais, mas não há nenhuma previsão.
Procurada para comentar o assunto, a prefeitura de Diadema não se posicionou até o fechamento desta matéria.
O RD mostrou essa semana que em São Bernardo a situação é parecida. Em um comunicado à imprensa no dia 22 de janeiro, a prefeitura informava ter dado início, a partir daquela data, à distribuição dos kits de materiais escolares para 71 mil alunos matriculados nas 220 instituições de ensino, sendo 175 unidades próprias e outras 45 creches parceiras. Além disso, o comunicado reforçou, inclusive com fala do próprio prefeito, que a logística trabalhada pelo governo permitiria “que todos os estudantes da rede” recebessem os kits antes do primeiro dia de aula. A reportagem mostrou o drama de mães que ainda esperam uma previsão sobre quando esses kits serão entregues.
Em nota, a Prefeitura de São Bernardo, disse que todas as escolas de atendimento de creche receberam os kits de material pedagógico. Para a Educação Infantil, mais de 60% dos equipamentos de ensino já receberam os materiais pedagógicos. No Ensino Fundamental, o Ciclo I conta com 99% de materiais recebidos nas unidades, enquanto que no Ciclo II do Ensino Fundamental cerca de 20% das escolas receberam esses materiais, visto que ele é adquirido com diferentes empresas de acordo com a modalidade de ensino. O governo também afirmou que em relação aos kits de uniforme escolar, composto por camisetas (manga curta e manga longa), bermuda, calça e agasalho, 100% das unidades escolares receberam as peças para a retirada pelos pais ou responsáveis. Já o cronograma de entrega das mochilas e meias, sofreu alteração devido a questões de logística. Dentro dos próximos dias, todas as escolas receberão estes itens e as direções das unidades entrarão em contato com os pais e responsáveis para retirada.