
Em São Bernardo, a Caravana da Saúde já efetivou mais de 3,5 mil exames de tomografia e ultrassom em menos de 20 dias. A iniciativa, lançada em 25 de janeiro, tem como meta definida zerar as filas de espera na realização de exames na rede municipal, por meio de mutirões, com hora marcada.
O programa conta com duas carretas que vão permanecer nos locais de atendimento até o dia 24 de fevereiro. A carreta da tomografia está na Vila São Pedro, na rua ao lado da UPA (rua do Oleoduto) e é responsável por realizar exames de tomografia sem contraste, de segunda a segunda, das 7h às 19h.
Os pacientes que já aguardavam na fila estão sendo contatados pelas equipes de regulação da Saúde para o agendamento. De 25 de janeiro a 9 de fevereiro foram atendidas 1.590 pessoas.
A outra carreta, da ultrassonografia, está no estacionamento da UPA Alvarenga (Estrada dos Alvarengas, 5779 – Alvarenga) e funciona nos mesmos moldes. Desde o lançamento até o dia 9, foram 2.076 atendimentos.
Faltas
Todos os munícipes que aguardam pela realização dos exames estão sendo contatados pela Secretaria de Saúde para agendamento. No entanto, a taxa de absenteísmo, ou seja, o percentual de pessoas que foram informadas sobre o agendamento, mas não compareceram para a realização do exame, ficou em cerca de 21%, ou seja, 971 faltas.
“Isso é uma coisa que prejudica não apenas o planejamento do serviço, como toda a população. Porque aquele munícipe que confirmou e não compareceu impediu que outra pessoa fosse atendida”, afirma o secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn.
“Vamos reforçar a nossa comunicação com a população, explicar a importância do comparecimento aos exames, para que nos casos em que for necessário, a pessoa possa dar continuidade ao seu tratamento de saúde ou, se for o caso, ter alta e seguir com a sua vida normalmente”, completa o secretário.