O vereador e líder de governo em Diadema, Francisco Gonçalves Nogueira Júnior, o Juninho do Chicão (PP), protocolou o pedido para a instauração de uma CEI (Comissão Especial de Investigação, equivalente a uma CPI) sobre o Cemitério Municipal. O pedido foi feito após a possibilidade de investigação levantada por Josa Queiroz (PT). Nesta terça-feira (11/02), Juninho negou que seu protocolo tenha a intensão de gerar um terceiro turno com os apoiadores do ex-prefeito José de Filippi Jr. (PT).
“Não é uma questão de ser uma resposta (a fala de Queiroz), já estava no nosso radar. Porém, a gente foi provocar, então, diante disso, se for aberta ou não (a CEI pela oposição), optamos por abrir essa CEI. Já foi protocolado e agora é ir atrás das assinaturas.”, disse o vereador. “Não é uma CEI política, não se trata de um terceiro turno, se trata de mais uma resposta à sociedade diademense.”.
Durante o uso da tribuna, na sessão ordinária de quinta-feira (06/02), Josa Queiroz apontou a possibilidade de uma investigação levando em conta o período de gestão do prefeito Taka Yamauchi (MDB), que dias antes visitou o cemitério e constatou uma série de irregularidades. No caso do pedido de Juninho, a ideia é investigar o que ocorreu no período de gestão de Filippi.
Até o momento Juninho conta com o apoio da base governista, formada por seis vereadores. Para que a CEI possa existir é necessário o apoio de sete parlamentares. O vereador afirma que vai buscar apoio de todos, mas a expectativa é que a última assinatura possa surgir do G10, grupo de vereadores que se autoproclamam como independentes e que formam o maior bloco da Casa de Leis.
Objetivos
Entre os alvos do pedido de CEI está o armazenamento de 2 mil ossadas que foram achadas em sacos plásticos, a compra de caixões que seriam disponibilizados para famílias de baixa renda, a suposta falta de documentação sobre os pedidos para enterros gratuitos para as famílias das classes sociais mais pobres e o contrato com o Cemitério Vale da Paz, local em que corpos ficavam por até três anos.
Outros alvos
Juninho salientou que a base governista tinha também como propostas as CEIs sobre o Ipred (Instituto Municipal de Previdência) e sobre as horas extras realizadas no governo de Filippi. Apesar das polêmicas sobre os dois assuntos, o cenário sobre o Cemitério Municipal foi considerado como o mais urgente.