A Associação Caminhos do Cambuci, da Vila de Paranapiacaba, conquistou um importante documento, um certificado do Ministério da Cultura, através da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, como Ponto de Cultura. O grupo agora foca na formatação de projetos que possam angariar patrocínios através das leis de incentivo cultural. O principal foco é o Festival do Cambuci, que terá sua 20ª edição em abril, mês de celebração do aniversário de Santo André.
“Não será apenas no (Festival do) Cambuci, também na parte cultural, na conscientização das pessoas, oficina, teatro. Nós vamos pensar a partir de agora para ver se conseguimos (patrocínio). Isso vai abrir algumas portas a mais para a gente, porque pode acontecer algumas parcerias, alguma coisa melhor.”, disse o vice-presidente da Associação, Carlos Eduardo de Faria, em entrevista ao RDtv desta segunda-feira (10/02).
Formada por 22 famílias de produtores, a Associação está inserida dentro do grupo que forma a chamada Rota do Cambuci formada pelas cidades de Santo André, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, São Paulo, Mogi das Cruzes, São Lourenço da Serra, Salesópolis, Paraibuna, Bertioga e Caraguatatuba.
Outro ponto que o grupo quer aproveitar é a instalação da Subprefeitura de Paranapiacaba, vista como um ponto a mais para conseguir investimentos para a Vila e estruturar locais para a venda de produtos feitos com base no Cambuci. Inclusive, as primeiras conversas sobre o assunto foram feitas há poucos dias.
Além de eventos, a ideia é fortalecer as ações de restauro de locais históricos e ações que possam aumentar cada vez mais o turismo da região, independente da época do ano. Inclusive, a localidade se prepara para o Carnaval que busca reforçar a festividade através dos blocos de marchinhas.