
As aulas para os cursos gratuitos das Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pelas Organizações Sociais Poiesis e Catavento Cultural e Educacional – são para diferentes idades e estão com as últimas semanas de matrículas abertas em cursos de dança, música, tecnologia, moda, circo, teatro e muitas outras linguagens.
Para se inscrever, os interessados precisam ir presencialmente à recepção da Fábrica de Cultura, levando RG e comprovante de residência. No caso de crianças e adolescentes, os responsáveis precisam apresentar a documentação. Estudantes só podem se inscrever nos cursos em contraturno escolar.
O período de inscrições se encerra 45 dias após o início das aulas. No total, 14 unidades do programa ainda têm mais de 6 mil vagas disponíveis. Veja alguns cursos por região:
Zona Norte
No Núcleo Taipas (rua Joaquim Pimentel, 200), o público encontra cursos de Introdução à impressão 3D e Iniciação ao balé. Agora, na Fábrica de Cultura Brasilândia (avenida General Penha Brasil, 2508) é possível se inscrever nos cursos de Balé, DJ, Teatro Jovem, Desenho, Ilustração e Quadrinhos e Projeto Espetáculo (Dança).
A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha (rua Franklin do Amaral, 1575) ainda tem vagas para os cursos de Leitura e Escrita, Foto e vídeo, de Danças urbanas (breaking, TikTok, K-pop), e Circo para iniciantes, com foco em trampolim e mini trampolim.
Em Jaçanã (rua Raimundo Eduardo da Silva, 138), o público pode aproveitar os ateliês de Projeto Espetáculo: prática de banda, Game com Roblox, e de Iniciação artística (desenho, dobraduras e colagens). Dentre as trilhas com vagas disponíveis estão a de Balé criativo e Afrodance.
Zona Leste
Na Vila Curuçá (rua Pedra Dourada, 65 – Jardim Robru) ainda restam vagas para os cursos de Dança de salão e Dança contemporânea, já em Sapopemba (Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Juta) é possível se matricular em Canto coral e em Percussão.
Na Fábrica de Cultura Itaim Paulista (rua Estudantes da China, 500) os interessados podem movimentar o corpo no curso de Balé afro, ou podem montar um grupo musical no ateliê de Prática de conjunto. Em Cidade Tiradentes (rua Henriqueta Noguez Brieba, 281) o público pode aprender a tocar um instrumento no ateliê de Violão ou criar coreografias marcantes no curso de Street dance.
A unidade Parque Belém (av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho) é o local certo para quem gosta da linguagem Audiovisual, ainda restam vagas nos cursos de Fotografia, Cinema e Edição de Vídeo.
Zona Sul
Quem for da zona Sul da cidade, poderá aproveitar os cursos da Fábrica de Cultura Jardim São Luís (rua Antônio Ramos Rosa, 651), com destaque para Animação e arte digital, Arte em madeira e acrílico com corte à laser, Impressão 3D, Modelagem 3D e Fábrica de Games.
Já na Fábrica de Cultura Capão Redondo (rua Bacia de São Francisco, s/n) o público pode se inscrever nos cursos de Artes visuais (pintura, desenho, escultura, xilografia e stencil), Projeto Espetáculo: Canto afro, e de Violão para crianças. Para quem prefere as formações mais curtas, há os cursos de Danças brasileiras e de Improvisação e humor.
Osasco
Na Fábrica de Cultura Osasco (rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale), o público ainda pode se inscrever no curso de Fotografia e revelação artesanal.
ABC
Já na região do ABC paulista, a Fábrica de Cultura Diadema (rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro) segue com as matrículas abertas para os cursos Xilogravura, Dança (iniciação para crianças), Graffiti e Iniciação em teatro, além do curso de Mangá.
E na Fábrica de Cultura São Bernardo (av. Armando Ítalo Setti, 80, Baeta Neves), restam poucas vagas, mas o público ainda consegue se matricular nos cursos de Produção musical, Balé, Street dance e Circo.