
A partir de um abaixo-assinado, moradores de São Bernardo discutem a falta de manutenção de um dos símbolos culturais da cidade, o Cruzeiro do Baeta Neves. Eles afirmam que o espaço está em situação precária e necessita de revitalização e melhorias na iluminação.
Rose Santos, moradora e idealizadora do abaixo-assinado, comenta que, após várias tratativas com vereadores e até com o poder público, não obteve retorno. Diante disso, decidiu criar o documento para mobilizar a comunidade. “O bairro está indignado com a situação do Cruzeiro. Mas, como as coisas aqui são difíceis de conseguir e muita gente prefere cruzar os braços, resolvi tomar providências”, diz.
O Cruzeiro foi erguido em 1962 e, ao longo dos anos, tornou-se um símbolo cultural e histórico da cidade, servindo como ponto de referência para os moradores e marco da identidade do Baeta Neves. Segundo Rose, atualmente o monumento sofre com a falta de manutenção, apresentando desgaste visível em sua estrutura. Além disso, a iluminação no local está comprometida, prejudicando a visibilidade e a segurança de quem passa pela região à noite.
Outro morador, Betinho Costa Junior, compartilha do mesmo sentimento de indignação em relação ao estado do Cruzeiro. “A realidade é que o monumento está abandonado. Já enviamos vários ofícios aos vereadores, que só entraram em contato conosco depois da criação do abaixo-assinado, solicitando mais um ofício. Até agora, seguimos sem resposta”, relata.
O abaixo-assinado solicita: a restauração completa do Cruzeiro, a melhoria da iluminação pública no entorno do monumento, o reconhecimento oficial do Cruzeiro como patrimônio histórico e cultural do município e a instalação de uma placa informativa destacando sua importância para a cidade.
Questionada, a Prefeitura de São Bernardo não respondeu aos questionamentos do RD até o fechamento da reportagem.