Cinco professores doutores de universidades do ABC foram condecorados com o 3º Prêmio Paul Singer de Boas Práticas Acadêmicas, entregue pelo Conselho Federal de Economia e o Instituto Paul Singer. A proposta “Economia Social, Solidária e Ambiental” venceu na categoria Projetos de Extensão e Iniciação Cientifica. A premiação ocorreu nesta sexta-feira (07/02).
Antônio Fernando Gomes Alves, Alexandre Lucchesi, Henrique Pavan, Lucas Ferreira Lima e William Retamiro são os autores desta proposta que visa ampliar os debates sobre economia, colocando pontos considerados cruciais para a política internacional e os desafios futuros de uma sociedade que tenta lidar com as mudanças climáticas e as consequências sociais.
“Nós vemos que economia não é somente essa questão desse ramo (clássico) dentro dessa área, embora seja importantíssimo a discussão do Conselho Monetário Internacional, a questão dos juros etc. Nós temos visto que essas práticas sociais têm implantado. Há na vista, por exemplo, políticas públicas que desenvolvem bancos comunitários, solidários.”, iniciou Fernando ao RDtv.

“Então a economia solidária vem para poder trabalhar nesse sentido de valorizar o capital humano, que é quem de fato faz a produção e a comercialização. A questão da solidariedade nesse sentido. Nós temos o aspecto social, que é pensar o ser como agente econômico e o ambiental, que é o mais colocado, sem dúvida alguma. Nós temos vivenciado problemas de crise climática. Então, pensar o empreendedorismo, pensar uma ação empreendedora que inclua, desenvolva e respeite a sustentabilidade é fundamental atualmente.”, seguiu William, também ao RDtv.
Para ambos, o desafio é fazer com que os futuros economistas possam entender as mudanças enfrentadas pela sociedade mundial, até mesmo levando em conta as discordâncias políticas existentes, principalmente sobre os temas ambientais. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por exemplo, mudou a política interna e retirou o país de diversos tratados pela redução da poluição, o que também pode influenciar nos pensamentos políticos e econômicos de outras nações.
“Então, vir com cursos, com temas mais atualizados, como esse que nós estamos, que fomos aí agraciados com a premiação do prêmio Paul Singer, de economia social, solidariedade ambiental, é necessário colocar essa discussão no dia a dia. Esse espaço que vocês estão nos dando aqui, Carlos (Carvalho), aqui no Repórter Diário, é fundamental, porque a gente consegue levar e difundir essas novas ideias, esses novos processos. Então, nós estamos vivendo um processo de transformação, sobretudo, da sociedade por intermédio da tecnologia.”, completou William.