ABC - terça-feira , 18 de março de 2025

SBC abre o ano letivo com atraso de kits escolares e preocupa mães e pais

Atrasos nas entregas de materiais e uniformes escolares causam apreensão entre pais e mães de São Bernardo (Foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

Mães e pais de alunos da rede municipal de ensino em São Bernardo iniciaram o ano letivo nesta quinta-feira (06/02) com preocupação, gastos que não estavam previstos no orçamento familiar e sem informações perante o atraso das entregas de uniformes e materiais escolares, por parte do governo do prefeito Marcelo Lima (Podemos). Segundo relatos, os estudantes matriculados receberam parte dos kits, alguns sem vestimentas, mochilas, cadernos e outros itens pedagógicos essenciais para o aprendizado em sala de aula.

Moradora do Montanhão, Thais Fonseca, 30 anos, tem um filho de 10 e uma filha de seis anos matriculados na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Edson Danilo Dotto, no bairro vizinho Parque Selecta. A mãe foi surpreendida ao chegar na reunião sem os materiais de ensino para pegar. Segundo relato, a direção da unidade projetou a entrega das peças para a próxima semana, sem precisar, porém, uma data. Com a renda familiar prejudicada, visto que o marido está desempregado, ela teve que gastar com cadernos e itens básicos, para não comprometer o ensino das crianças.

Newsletter RD

“A gente foi para a reunião, achando que iriam entregar (os kits), como foram nos anos anteriores, os uniformes e o material. Mas chegando na escola, nos deparamos, não só com meus filhos, como todos os alunos do período da manhã e da tarde, que não havia o material e mochila, e foi entregue somente o uniforme. Eu acho bem complicada essa situação, pois o meu esposo está desempregado e a gente teve que sair correndo para comprar parte dos materiais, senão meus filhos não teriam como ir para escola no dia seguinte”, descreveu.

De acordo com Thais, outras mães ficaram desesperadas com a situação inesperada, visto que muitas são de comunidades carentes e ter um gasto imprevisto para compra de materiais prejudica todo o orçamento familiar no mês. “Realmente, há mães que não têm condição (de comprar os itens pedagógicos) e isso acaba prejudicando até mesmo as crianças que ficam entusiasmadas para o início das aulas e acaba sendo uma decepção. E também teve a minha cunhada, que o meu sobrinho está na creche e não recebeu o uniforme”, frisou.

Em um comunicado à imprensa lançado no dia 22 de janeiro, a Prefeitura de São Bernardo informou que deu início, a partir daquela data, à distribuição dos kits de materiais escolares para 71 mil alunos matriculados nas 220 instituições de ensino, sendo 175 unidades próprias e outras 45 creches parceiras. Além disso, o comunicado reforçou, inclusive com fala do próprio prefeito, que a logística trabalhada pelo governo permitiria “que todos os estudantes da rede” recebessem os kits antes do primeiro dia de aula.

“Os alunos vão começar o ano escolar com todas condições necessárias para receberem uma educação de qualidade na nossa cidade. Com os kits escolares e materiais pedagógicos adequados e os uniformes desde o primeiro dia de aula, iniciamos essa gestão mostrando o comprometimento da gestão com a Educação. Compromisso com as crianças, pais e responsáveis, além dos profissionais da área, tão fundamentais para o desenvolvimento de cada um dos alunos”, afirmou Lima no comunicado.

Entretanto, a afirmação do prefeito não saiu das palavras, segundo uma mãe com filha matriculada na EMEB Professor André Ferreira, que não quis se identificar na reportagem, temendo exposição perante a direção da unidade. “Com a minha filha, veio um caderno, dois lápis, uma borracha, um apontador, uma massinha e uma tinta guache. Não tem mochila, não tem uniforme, só saí com isso na escola. E muitas crianças lá passando pela mesma coisa. Agora faz o quê? As crianças ficam sem ir às escolas?”, questionou a responsável.

Vereadores criticam governo por atrasos
Autor de uma indicação para que o prefeito tome providências urgentes para a entrega de todos os materiais e uniformes escolares necessários aos 71 mil alunos, o vereador Lucas Ferreira (PL) tem dois filhos matriculados na rede municipal e passou pela mesma situação de muitas mães e pais. “O meu filho recebeu uniforme, mas não veio o kit de sala de aula, como mochila. A minha filha de três anos, recebeu o uniforme e parte do material, mas sem massinhas e outros itens essenciais. A diretoria está perdida também, não tem a informação de quando vai chegar o material”, disse.

O parlamentar João Viana (Cidadania) classifica a situação como “falta de respeito” aos pais e às crianças da cidade. “É uma demonstração de falta de prioridade do governo. Porque se é cedo demais para conseguir entregar os materiais e os uniformes em dia, por que não é cedo demais para colocar roda gigante no Paço, roda gigante na Área Verde. As duas coisas precisam de uma dedicação, então vamos dar prioridade”, pontuou.

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Educação, informa que todas as escolas de atendimento de creche receberam os kits de material pedagógico. Para a Educação Infantil, mais de 60% dos equipamentos de ensino já receberam os materiais pedagógicos. No Ensino Fundamental, o Ciclo I conta com 99% de materiais recebidos nas unidades, enquanto que no Ciclo II do Ensino Fundamental cerca de 20% das escolas receberam esses materiais, visto que ele é adquirido com diferentes empresas de acordo com a modalidade de ensino.

O governo também afirmou que em relação aos kits de uniforme escolar, composto por camisetas (manga curta e manga longa), bermuda, calça e agasalho, 100% das unidades escolares receberam as peças para a retirada pelos pais ou responsáveis. Já o cronograma de entrega das mochilas e meias, sofreu alteração devido a questões de logística. Dentro dos próximos dias, todas as escolas receberão estes itens e as direções das unidades entrarão em contato com os pais e responsáveis para retirada.

Por fim, a administração municipal reforçou que todas as empresas estão dentro do prazo contratual, conforme contrato assinado ainda na gestão anterior.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes