
De volta ao papel de oposição em Diadema, o PT cravou presença nas principais comissões na Câmara dos Vereadores, durante a primeira sessão ordinária deste ano, realizada nesta quinta-feira (6). Os parlamentares petistas Josa Queiroz e Orlando Vitoriano integram, respectivamente, as pastas de Justiça e Redação, e Finanças e Orçamento. Com apenas seis vereadores declaradamente governistas, a base aliada comanda metade das comissões, incluindo permanentes e especiais.
As novas composições das comissões no Legislativo marcam um início de cautela do prefeito Taka Yamauchi (MDB) com os vereadores, o que exigirá costura por parte do governo nas próximas semanas, a fim de ampliar a sua base aliada. No momento, dos 21 parlamentares presentes na nova legislatura, 14 foram eleitos na chapa do ex-prefeito José de Filippi Júnior (PT) – cinco petistas e nove de partidos aliados no último pleito -, cenário que tira a segurança do Paço para aprovação de matérias em plenário.
Ao todo, o Parlamento conta com seis comissões permanentes, que têm poder de deliberações sobre projetos de lei do Executivo e apresentados pelos próprios vereadores. Todas as propostas passam obrigatoriamente pelas pastas de Justiça e Redação, e Finanças e Orçamento, podendo ou não tramitar entre as outras quatro. A Casa tem também duas comissões especiais, para discussões temáticas: Direitos Humanos e Cidadania, e Juventude.
Como atenuante, a base aliada de Taka conseguiu as presidências das comissões mais visadas. O grupo de Justiça e Redação está sob comando de Márcio Júnior (Podemos), com quadro completado por Josa e Jerry Bolsas (PSB). Já a pasta de Finanças e Orçamento fica com Reinaldo Meira (Solidariedade) na liderança, com Vitoriano e Laureto do Água Santa (União Brasil), eleito na chapa de Filippi.
A Comissão de Meio Ambiente, Obras, Serviços Urbanos e Atividades Privadas será presidida pelo Zé do Bloco (PV), que terá ao seu lado Dequinha (PSD) e o líder de governo Juninho do Chicão (PP). O grupo de Educação, Cultura, Esporte e Assistência Social estará sob a liderança de Fernanda Durões (MDB), que atuará no segmento acompanhada por Gel Antonio (PT) e Laureto.
Os integrantes da Comissão de Políticas Afirmativas serão Boquinha (Republicanos), Companheiro Sérgio (PP) e Patty Ferreira (PT) como presidente. A pasta de Desenvolvimento Socioeconômico Local terá no comando Cabo Angelo (MDB), com quadro que inclui a própria Patty e Jerry.
Comissões Especiais Permanentes
As comissões especiais permanentes não têm poder de deliberação sobre projetos, a exemplo das anteriores, mas podem discutir emendas e proposituras, por exemplo. O grupo de Direitos Humanos e Cidadania será presidido por Jerry, com Juninho, Vitoriano, Zé do Bloco e Dequinha. A pasta de Juventude terá no comando Gilson Moura, ao lado de Jeferson Leite (PT), Fernanda, Gel e Márcio Júnior.
Conselho de Ética
A Câmara também votou a formação do Conselho de Ética, que tem como missão garantir o decoro parlamentar e investigar eventuais denúncias a vereadores. Os integrantes do grupo passam a ser Josa, Vitoriano, Cicinho, Cabo Angelo e Reinaldo Meira.
Todas as composições das comissões permanentes, especiais e do Conselho de Ética são de dois anos, sendo novamente votadas no biênio seguinte.