ABC - quinta-feira , 20 de março de 2025

De aniversário a ponto de cultura, Bloco dos Gêmeos leva folia a R.Pires e RGS

Bloco surgiu de uma festa de aniversário, e logo se tornou tradicional da cidade (Foto: Divulgação/Bloco dos Gêmeos)

Fevereiro chegou e os blocos de Carnaval estão na contagem regressiva para a folia. Em Ribeirão Pires, o destaque é o Bloco dos Gêmeos, que além de levar a folia para as ruas, se tornou símbolo cultural da região. O que começou como uma celebração de aniversário entre irmãos se transformou em uma das atrações mais aguardadas do calendário carnavalesco da cidade.

Criado em 2017 pelos irmãos Renee e Renan Chimati, o Bloco dos Gêmeos surge como uma brincadeira para comemorar o aniversário dos dois. O dia 26 de fevereiro daquele ano caiu em um domingo de Carnaval, e a ideia de festejar em clima de bloquinho coincidiu com a data. “Resolvemos fazer a festa em parceria com o Elementes House Bar, que na época funcionava em Ribeirão. O pessoal da Arca (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas) nos ajudou, ao trazer o Maracatosco, o bloco mais tradicional da cidade, que, inclusive, nos presenteou com a nossa primeira marchinha”, conta Renee.

Newsletter RD

O sucesso foi imediato e a pressão popular pediu que a festa continuasse nos anos seguintes. Assim, em 2018 e 2019, o bloco manteve sua concentração no Elementes House Bar. Com o fechamento do local, a festa de 2020 foi transferida para uma quadra de esportes, em Ribeirão Pires. Apesar da pandemia, o Bloco dos Gêmeos parou e, graças ao apoio da Lei Aldir Blanc, o grupo investiu em instrumentos e iniciou oficinas de percussão, o que fortaleceu o papel cultural na cidade.

Além da festa

A partir do incentivo, o bloco expandiu sua atuação para além da folia. Em 2021 e 2022, foram promovidas oficinas gratuitas de bateria e percussão, ensinando ritmos carnavalescos e envolvendo a comunidade. Em 2023, com o retorno dos eventos presenciais, o Bloco dos Gêmeos realizou suas concentrações na Vila do Doce e, recentemente, foi certificado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.

Bateria Univitelina é parte crucial da folia (Foto: Divulgação/Bloco dos Gêmeos)

“Agora, queremos retomar as oficinas que ficaram paradas em 2023 e 2024 e expandir nossas atividades. Além da percussão, queremos oferecer aulas de dança, confecção de fantasias e estandartes, mantendo viva a cultura do Carnaval”, destaca Renee. O trabalho do grupo também foi reconhecido pelo Consórcio ABC, que homenageou o bloco pelo resgate do Carnaval de rua na região.

Carnaval 2025

O Bloco dos Gêmeos já tem programação definida para o Carnaval 2025, com eventos que movimentaram Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. No dia 22 de fevereiro (sábado), a festa começa com o Grito de Carnaval no Ribeirão Pires Futebol Clube, onde a bateria Univitelina, oficial do bloco, se apresenta ao lado do DJ Gui e da banda Suingueira.

No dia 2 de março, domingo de Carnaval, o bloco desfila pela primeira vez com um trio elétrico, com saída do Paço Municipal de Ribeirão Pires (rua Miguel Prisco, 288 – Centro) às 17h, após concentração às 15h. A programação inclui apresentações de músicos que tocam nos projetos Nômade Orquestra, Samuca e a Selva e Mato Seco, como Mariana Duarte, da Banda Daspett, e Fernando Dantas.

Além da bateria Univitelina, a festa terá uma banda formada por músicos da Orquestra Samuca e convidados especiais, como Mariana Duarte, da Banda das Pet, e Fernando Dantas. Para encerrar a agenda carnavalesca, no dia 30 de março (domingo) o Bloco dos Gêmeos participa do Bloco da Sete, evento que reúne blocos de várias cidades do ABC em um grande cortejo em Rio Grande da Serra, que ainda não possui Carnaval de rua estruturado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes