
Um homem foi preso pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Pires por descumprir uma medida protetiva em favor de sua ex-companheira. Na manhã de sábado (01/02), a vítima, moradora do Parque Aliança, acionou o botão de emergência do aplicativo ANA, que garante agilidade no atendimento em caso de emergência. O app é destinado às mulheres que possuem Medida Protetiva no âmbito da Lei Maria da Penha e é monitorado pela GCM.
De acordo com a vítima, o ex-companheiro entrou na sua casa proferindo ameaças. Diante da situação, a mulher acionou o botão de emergência. A GCM se dirigiu ao local e a encontrou dentro da residência. Os agentes deram voz de prisão e o conduziram à Delegacia, onde permaneceu a disposição da Justiça.
Aplicativo ANA
Com aplicativo ANA instalado, a mulher vítima de violência que tem medida protetiva pode solicitar ajuda com apenas dois cliques. É só desbloquear o celular (se não estiver em casa deve deixar ligada a localização), acessar o aplicativo e clicar no desenho que simula um botão de pânico. O aviso chega à GCM imediatamente, que já em posse de seu cadastro prestará socorro rapidamente.
Para ter acesso ao aplicativo basta comparecer à sede da GCM (rua Aguida Sortino, 15), munida de documentos pessoais e a medida protetiva. No local, a mulher já poderá instalar o app e fazer os testes.