O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), assinou nesta quarta-feira (05/02), a autorização para a contratação do Consórcio MNEPI, que será responsável pela elaboração do projeto básico da linha 20-Rosa do Metrô (Santa Marina-Santo André). Serão investidos R$ 137,8 milhões nesta etapa que tem o prazo de 20 meses para ser concluída. O chefe do Executivo também ressaltou outros dois projetos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para a região.
“Existe um sonho de muitos anos do ABC que é levar o Metrô para o ABC. Cada vez que você vai lá as pessoas perguntam ‘vamos ter o metrô no ABC?’ e a gente sempre disse ‘vão’. E essa responsabilidade está sendo compartilhada com vocês (Consórcio MNEPI). O Metrô contratou o projeto, vocês ganharam a licitação. Eu entendo que nós temos engenharia para tocar um projeto desse porte, vamos ter a oportunidade de desenvolver esse projeto.”, disse Tarcísio durante a assinatura.
Nesta próxima etapa o consórcio vencedor terá que concluir os estudos detalhados para a definição dos aspectos técnicos do projeto. Os dados vão servir de base para as futuras etapas como a elaboração do cronograma, a contratação das obras e a definição do modelo econômico. Aliás, o próprio governador reforçou a demanda da região de iniciar as intervenções da futura linha por Santo André.
“A expectativa é tamanha que eles não querem que a obra comece por Santa Marina, querme que a obra comece pelo ABC. Tem uma questão do pátio que precisa ser equalizada, mas faz todo o sentido e é possível. Acho que temos que começar de fato a obra pelo ABC.”, falou.

Segundo o Estado, o projeto básico “também trará subsídios que definirão os formatos e características dos túneis e vias, assim como os das estações e pátios ao longo da linha metroviária. A fase de estudos compreende ainda o desenvolvimento dos projetos de arquitetura, inserção urbana, acabamento, comunicação visual e obra civil, além dos sistemas de alimentação elétrica e de telecomunicação, além de escadas rolantes e elevadores.”.
A futura linha contará com 24 estações, sendo seis no ABC: três em São Bernardo (Taboão-Paulicéia, Rudge Ramos e Afonsina) e três em Santo André (Príncipe de Gales, Portugal e Santo André). Serão 33 km de extensão que ligará a região até a zona oeste de São Paulo. A estimativa é de que 1,3 milhão de passageiros serão beneficiados diariamente.
Outros investimentos
Tarcísio também ressaltou o início da consulta pública para outros dois investimentos no ABC. O primeiro é a concessão da linha 10-Turquesa, da CPTM. O segundo projeto é da criação da linha 14-Ônix, que ligará São Bernardo (passando por Santo André) até Guarulhos, passando pela zona leste da Capital.
Tal proposta prevê conexão com as linhas 10, 11-Coral, 12-Safira e 13 Jade. A expectativa é que sejam necessários R$ 18 bilhões em investimento para a construção de 27 estações, além da expansão da linha 10.